Como calcular o retorno de investimento da automação industrial

Retorno do investimento da automação industrial: como calcular?

Atualmente, a automação industrial tem sido cada vez mais comentada. Isso porque com a indústria 4.0 as fábricas estão conectadas, o que faz necessária  a automação industrial.

Essa é uma alternativa muito eficaz para indústrias de diversos tipos e tamanhos. Contudo, todo gasto nesse investimento precisa retornar para a empresa de algum modo, uma vez que costuma ter um custo elevado. 

Desse modo, é necessário averiguar detalhadamente o que de fato a empresa necessita, pois isso é o que irá definir o nível de automação que ela precisa.

Para essa definição, uma das etapas a seguir é a análise do retorno do investimento (ou ROI) em automação industrial.

Fato é que, hoje em dia, existem diferentes níveis de automação que podem ser implementados. Por isso, a decisão de automatizar ou não uma fábrica é algo que deve ser estudado em todo o sistema produtivo da indústria. 

Hoje, você vai descobrir como analisar esse processo para não ter prejuízos em seu negócio.

O que é ROI? Retorno sobre investimento (ROI)

O retorno sobre investimento (ROI) é a métrica mais importante sobre essa questão, visto que ela indica o potencial dessa opção de forma mais clara. Porém, é muito comum que muitas empresas não calcule esse valor por não saber como fazê-lo.

Mas como fazer o cálculo do retorno de investimento?

O ROI pode ser calculado a partir da seguinte fórmula: o lucro obtido subtraído pelo valor inicialmente investido, e este total dividido, também, pelo valor inicial investido.

A boa notícia é que ao longo do tempo é possível perceber um ROI positivo e isso acontece devido a menores custos de produção, maior velocidade para produzir a mesma quantidade e menores custos com retrabalhos e processos demorados

O que levar em consideração antes de investir em automação?

Antes de pensar no retorno de investimento é preciso verificar alguns pontos.

Demanda

O primeiro deles é a demanda. Em casos de grande escala, a automação traz grandes vantagens, se tornando uma excelente aliada na produtividade e velocidade da produção.

Por outro lado, caso não haja necessidade, esse grande investimento pode trazer alguns riscos.

Por isso, analise com cuidado, afinal, essa é uma decisão fundamental para manter bons resultados no mercado.

TCO (Total Cost of Ownership) ou custo de operação total

O TCO é utilizado para fazer uma avaliação dos custos diretos e indiretos relacionados à compra, como: uso e manutenção de qualquer equipamento, máquina, ferramenta, software, treinamento e etc, usados para garantir o funcionamento de uma indústria.

É importante ressaltar que a tendência é que esses custos aumentem com o decorrer do tempo, pois equipamentos e máquinas necessitam ser reparados e substituídos. 

Além disso, os custos de treinamento de pessoal para operar a fábrica também aumentam, uma vez que é preciso ter colaboradores capacitados, a fim de  obter maior produtividade e menor índices de acidentes.

Confira abaixo a estimativa de manutenção em uma indústria:

  • Primeiros 3 ou 4 anos: Manutenção mínima como lubrificação e pequenos reparos
  • 4 anos ou mais: Troca de pequenas partes danificadas
  • 8 a 10 anos: Troca de partes importantes dos equipamentos é possível compra de novas máquinas

Retorno do investimento: Quais as vantagens na automação industrial?

A implementação de sistemas de automação industrial é uma alternativa muito eficaz, pois com ela é possível:

  • Aumentar a produtividade
  • Reduzir a quantidade de retrabalhos e compra de materiais
  • Contratar menos colaboradores
  • Melhorar a qualidade do produto
  • Reduzir acidentes

Um equipamento de automação pode realizar o trabalho de várias pessoas em uma quantidade de tempo bem reduzida, isso trará um maior retorno para a indústria, gerando economia.

Mas vale ressaltar que calcular o retorno do investimento da automação industrial é uma ação que não deve ser descartada, pois ela contribui na tomada de decisões quanto ao empreendimento. 

Por fim, saiba que ao utilizar o cálculo da maneira adequada, os recursos do seu negócio poderão ser direcionados de forma muito mais assertiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.