Safety: medidas de segurança no campo

De forma resumida, Safety são medidas e soluções que visam à proteção em ambientes de trabalho, com objetivo de inibir perigos a pessoas e máquinas. Em 2018, só no Brasil, foram contabilizados mais de 800 mil acidentes de trabalho, segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT). Este número envolve setores como construção civil, siderúrgicas, agroindústrias entre outros. Com o avanço anual de acidentes, o Brasil lidera o ranking de países com mais casos de afastamento no trabalho.

Na automação industrial, existem normas regulamentadoras seguidas de boas práticas de engenharia, que tentam reverter estes dados. Por se tratar de um setor que envolve o uso de inúmeras máquinas por parte de colaboradores, é necessário um processo rigoroso de segurança. 

Norma NR-12

Na indústria brasileira, a norma que estabeleci os mecanismos de proteção é a NR-12. Esta norma, que conta com 167 páginas, sugere, em dos requisitos, que a proteção deva ser feita seguindo um conceito denominado ‘’falha segura’’. Isto é, sempre que ocorrerem falhas nos sistemas, os dispositivos de segurança devem anular qualquer situação de risco, para assim, evitar acidentes.

Existem inúmeros dispositivos de segurança fundamentais na estrutura de uma máquina. Alguns exemplos mais comuns são: chaves de emergências, cortinas de luz ou sinais luminosos. Estes dispositivos fazem parte de uma concepção de segurança primaria, pois, através do monitoramento dos sinais de sensores, apontam-se erros que precisam ser corridos, prevenindo maiores contratempos.

Automação descentralizada: uma saída

Um dos grandes problemas relacionados à segurança das máquinas tem a ver com a quantidade de fios e utilização de bornes que ocupam bastante espaço dentro do painel. O painel elétrico é basicamente a alma das aplicações, pois é lá onde fica a maior parte dos comandos que fazem a aplicação funcionar e inclusive as proteções elétricas que evitam um mau funcionamento das máquinas. Se houver uma grande concentração de componentes no painel, em outras palavras, a conhecida centralização, pode prejudicar não somente a segurança, mas também trazer mais custos.

Um dos produtos que garante segurança no painel e permite uma descentralização é o Mic Pro, ele possibilita um ganho de espaço de até 80% ocasionando uma instalação muito mais organizada. Com um design plug-in, economiza cerca de 75% do tempo de instalação. E ainda traz uma grande vantagem: durante a operação, essa tecnologia também é livre de manutenção e resistente à vibração.

Tecnologia de segurança da Murrelektronik

A tecnologia de segurança é um tópico importante na indústria da automação. Como vimos, os conceitos de instalação descentralizada permitem alcançar a máxima segurança dentro de um sistema completo. A Murrelektronik oferece uma variedade de soluções para diferentes aplicações e requisitos. Aqui, mostremos duas que podem te ajudar na segurança da sua indústria.

Distribuidores Safety

Os distribuidores Safety passivo, substituem a fiação manual de PARADA DE EMERGÊNCIA em caixas de passagem instaladas no campo. Botões de EMERGÊNCIA de dois contatos podem ser conectados de maneira rápida e fácil, utilizando cabos M12 pré-montados e distribuidor Safety. O distribuidor automaticamente combina os botões individuais para criar um loop de EMERGÊNCIA.

Com os plugs M12 adicionais é possível conectar lâmpadas e sinaleiros tornando a instalação mais simples. O distribuidor Safety indica o ponto em que o loop do circuito de EMERGÊNCIA foi interrompido quando pressionado um botão de EMERGÊNCIA Isto agrega grandes vantagens durante a instalação e manutenção. No geral, isso elimina a necessidade de fiação no campo. Tudo está conectado – a maneira rápida e fácil de reduzir custos de planejamento e instalação e reduzir o tempo de máquina

MVK METÁLICO SAFETY O MVK

O MVK metálico fornece amplos recursos e economia para a instalação da máquina, combinando canais de I/O configuráveis não seguros com saídas seguras que se completam com as necessidades da tecnologia de Safety passivo. Módulos de rede de campo com saídas de segurança que utilizam princípios da tecnologia de Safety Passivo são uma implementação econômica e tecnológica.

Conclusão

Investir em tecnologia é importante para alcançar produtividade e melhor desempenho na indústria. No entanto, a tecnologia deve ser acompanhada de soluções que permitem uma maior segurança tanto para os profissionais, quanto para as máquinas. Apresentamos aqui duas soluções que podem te ajudar a garantir segurança e produtividade. Esperamos ter ajudado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.