Segurança: uma norma para ser executada.

As Normas Regulamentadoras (famosas NRs) chegaram para ficar e merecem atenção de técnicos e engenheiros em diversos pontos das instalações industriais, prediais e comerciais. Mais que isso, precisam efetivar mudanças em algumas das suas práticas.

 Mas, temos que abrir o painel para medir!!!

Essa é uma colocação comum de técnicos de manutenção elétrica no momento em que a Manutenção do Painel precisa ser feita. Porém, as regras de acesso aos painéis elétricos impostas pelas NR10 e NR12 tiraram a possibilidade destes técnicos a ter livre acesso aos circuitos energizados.

Basicamente o técnico precisa se certificar do desligamento completo do painel para abri-lo. Mas, se precisar medir fisicamente elementos do painel, deve acessar sua área interna usando equipamentos de proteção que mais lembram roupas de astronauta.

Tem solução? Sim! Claro!

Pense comigo:

  • E se no momento da Manutenção do Painel Elétrico o técnico pudesse fazer medições físicas sem precisar acessar a área interna do painel?
  • E se os dispositivos responsáveis por fazer a distribuição dos sinais elétricos na máquina não estivessem mais dentro do painel, mas sim dispostos na máquina?
  • E se esses dispositivos possuíssem leds de identificação de sinal (alimentado, acionado ou com falha/curto circuito)?

Isso o ajudaria muito certo?

Trazemos estes questionamentos somente por sabermos ser possível alcançar novos níveis de interação com nossos equipamentos, garantindo a proteção que a norma exige. Sim, isso o ajudaria muito!

Os projetos de máquinas e equipamentos podem contar hoje com equipamentos que farão a diferença para seus clientes quando realizarem, por exemplo, Manutenção do Painel Elétrico. Para isso basta que faça testes com novos equipamentos e que mudem, de forma gradual, o conceito de distribuição de sinais elétricos.

Por conta do momento no qual estamos vivendo na nossa economia, o momento que o planeta está passando na busca do uso eficaz da energia elétrica, consumo de bens naturais e aumento de produtividade, precisamos estar atentos às novas tecnologias e novas possibilidades de melhorias.

Quer entender melhor como isso pode ser feito nos seus projetos e testar estes equipamentos? Faça contato com nossa equipe técnica!

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.