É simples fazer a seletividade dos canais de alimentação

Uma fonte de alimentação em um painel elétrico é responsável por manter funcionando uma grande diversidade de equipamentos e dispositivos, certo? Como você mantém a seletividade dos canais de alimentação?

Sensores, válvulas, medidores, CLPs, CNCs, outros controladores, FIELDBUS etc., quantos equipamentos, dispositivos e componentes precisam de 24Vdc para “ganhar vida”, certo? Como cada um destes itens precisa ser mantido em linhas de alimentação separadas para que uma ocorrência em uma linha não afete a outra ou para que uma manutenção possa ser feita sem que o painel inteiro seja desligado, é inevitável que você faça a seletividade dos canais de alimentação.

Mas eu já faço a seletividade dos canais de alimentação?

Ok! Nós sabemos que esse assunto não é necessariamente uma novidade para você! É comum que use disjuntores termomagnéticos para esta função. Utilizar estes componentes para criar canais seletivos de alimentação exige que você:

  • Compre disjuntores de correntes de proteção distintas. Por conta da diferença de consumo de cada canal, é necessário instalar disjuntores de diferentes capacidades;
  • Faça a conexão em bornes tipo parafuso. Esse é mais um ponto onde o mau contato pode atrapalhar a sua vida em uma manutenção ou inspeção;
  • Dobre a quantidade de componentes, utilizando pares de disjuntores por canal, para o caso de tentar retornar para o CLP um sinal para alarme de queda de alimentação;
  • Libere um grande espaço no painel ao lado da fonte de alimentação. Esse espaço é grande comparado ao espaço da própria fonte.

Qual a melhor forma de fazer a seletividade dos canais de alimentação?

Para fazer esta seletividade não é preciso utilizar tanto espaço, ser tão trabalhoso ou custoso.

Imagine comigo se você pudesse:

  • Comprar somente UM equipamento para todos os canais, independente da corrente de proteção necessária;
  • Conectar essa proteção com bornes tipo mola, eliminando o mau contato;
  • Ter alarmes imediatos sobre os canais que desarmaram, devolvendo esta informação diretamente para o CLP ou outro processo de identificação de falhas!!!
  • Reduzir em mais de 30% o espaço gasto com a proteção dos canais de alimentação;

Imaginou? Então agora nossa equipe técnica pode te ajudar. Temos consultores especializados neste assunto.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.