Sistema Kanban — Como é Utilizado na Linha de Produção

Sistema Kanban — Como é Utilizado na Linha de Produção

A melhoria contínua é uma das grandes filosofias de sucesso no meio industrial. Foi exatamente desse desejo que surgiu o sistema Kanban, que propõe uma abordagem evolucionária, em que pequenas melhorias são implementadas com o objetivo de melhorar um processo.

Quer entender melhor sobre como funciona esse sistema e aprender a aplicá-lo na linha de produção de sua planta industrial? Veja o texto que preparamos abaixo.

O que é o sistema Kanban?

O sistema kanban nasceu do Sistema Toyota de Produção. Junto com outras técnicas, o Just in Time veio para revolucionar o sistema de produção fordista. O Kanban é, na verdade, uma das características desse processo.

A essência do Just in Time é fazer com que os processos de produção não avancem sem necessidade. Isso significa que a segunda etapa só ocorre depois que a primeira estiver concluída e aí por diante. Podemos dizer que o Kanban é uma ferramenta para administrar o método de JiT.

O sistema Kanban é uma simbologia visual utilizada para registrar e validar ações. É um método de gestão visual em que são utilizadas cores e formas e, neles, são definidas tarefas que precisam ser feitas, que estão sendo feitas e que foram concluídas.

Aplicando o sistema Kanban na linha de produção

O primeiro passo para utilizar o sistema Kanban em sua linha de produção é preparar a sua equipe para receber esse novo tipo de fluxo. Invista em treinamento, pois todos devem compreender as vantagens de sua aplicação e os benefícios que pode trazer.

Depois, é preciso compreender e mapear exatamente cada uma das etapas pelas quais um item passa do início ao final de sua produção. Além disso, é preciso que todos tenham absoluta clareza sobre suas atribuições.
Depois, basta implementar um quadro Kanban, onde cartões estarão colocados. A priorização é a próxima etapa. Na parte superior do quadro devem estar as tarefas que precisam ser realizadas primeiro. Deve-se manter o controle do que é prioritário.

A partir daí, basta que todos mantenham o quadro atualizado.

Gostou de saber como funciona o sistema Kanban e aprender a implementá-lo em sua linha de produção? Para ler mais sobre ferramentas como essa continue acompanhando o blog da Murrelektronik!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.