soluções em automação industrial

Soluções em Automação Industrial — Otimizando Processos

O desenvolvimento e implementação de soluções em automação industrial é essencial para tornar os níveis de produção mais eficientes, de acordo com o que se espera nos mais diversos setores de uma indústria nos dias de hoje. Para manter-se competitivo no segmento é indispensável automatizar parcial ou totalmente os processos.

Porém, é preciso lembrar que após a automatização dos processos, é preciso otimizá-los. Quando falamos sobre soluções em automação industrial, o foco está em transferir tarefas que eram realizadas por operadores humanos para um conjunto de elementos tecnológicos. Já quando o assunto é a otimização, o objetivo é tornar aquela produção ainda mais eficiente.

Soluções em otimização e automação industrial mais utilizadas

É possível separarmos as soluções em automação industrial em duas esferas diferentes: de controle e operacional. Em poucas palavras, podemos dizer que a parte de controle diz respeito ao software e a operacional ao hardware.

Como a cadeia de produção das indústrias tomou grandes proporções l, levando a gastos ainda maiores, é preciso tomar providências para diminuir os custos de fabricação. Isso só é possível a partir da sinergia de automação entre todos os âmbitos da indústria.

Hoje, algumas das soluções em automação industrial mais utilizadas dizem respeito a  sensores, atuadores e sistemas de controle.

Sensores

Os sensores são os elementos responsáveis por captar informações e distinguir variações. Eles são capazes de detectar qualquer tipo de movimentação. Suas aplicações são inúmeras, de contagem de materiais até detecção de níveis de fluído.

Alguns exemplos de sensores são de pressão, temperatura, vazão, indutivo, capacitivo, fotoelétrico, magnético e ultrassônico.

Atuadores

Em poucas palavras, um atuador transforma energia em movimento (energia cinética). Ele pode ser considerado um elemento final de controle, em que atua sobre o elemento final em resposta de um comando recebido. Podem ser hidráulicos, pneumáticos ou elétricos.

Sistemas de controle

Sistemas de controle, ao contrário dos dois elementos apresentados anteriormente, dizem respeito ao software que está por trás do maquinário. São usados como base processadores e dispositivos de armazenamento para conectar e controlar a produção. Existem dezenas de tecnologias diferentes que envolvem esse tipo de sistema.

Para saber mais sobre automação e otimização de processos industriais continue acompanhando o blog da Murreletroknik!

 

Dicas infalíveis para reduzir custos com automação em máquinas. Cadastre-se!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.