A importância das topologias de redes para a indústria

A importância das topologias de redes para a indústria

As topologias de redes são os canais no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de uma rede de computadores.

De forma resumida, podemos dizer que as topologias de redes são procedimentos para fazer a estruturação das redes de computadores.

Quais são as maneiras de se estabelecer uma topologia de rede?

As topologias de rede servem para organizar as partes de uma rede de comunicação. Essa estrutura topológica pode ser configurada de forma física ou lógica.

Mas qual a diferença entre ambas?

Na topologia lógica, os dispositivos de comunicação são moldados em forma de nós e as conexões entre os dispositivos são retratadas com links ou linhas entre os nós.

Esse tipo, consiste na forma de transmissão dos dados em uma rede, considerando a ação dos elementos ativos.

Já a topologia física representa a genuína aparência ou layout da rede, como as distâncias entre nós, interconexões físicas, taxas de transmissão ou tipos de sinais, as redes podem ser distintas, mas suas topologias lógicas, idênticas.

Sendo assim, a topologia física mostra a aparência da rede, seu layout físico. O que influencia bastante o bom funcionamento dela.

Mas qual a importância das topologias de redes na indústria?

As topologias de rede possuem grande importância para as indústrias, isso porque elas possibilitam uma melhor compreensão sobre as estruturas das redes na interconexão de seus elementos. Além disso, elas são essenciais para o bom funcionamento das redes nas organizações.

A verdade é que as melhores maneiras de adequação das redes às demandas de organização se dão através das topologias. 

Essa é uma excelente forma de realizar planejamentos e fazer a determinação de como serão acessadas as informações disponíveis.

São as topologias que interferem no jeito em que as máquinas estão interligadas e como se trafegam as informações no interior de uma rede, seja lá qual for sua complexidade.

Quais são os principais tipos de topologias de redes e como elas funcionam? Conheça os 7 mais usados

Topologia em Estrela

Nessa topologia há um dispositivo central que atribui-se a tarefa de interconectar os computadores em uma rede. Fazendo o gerenciamento do fluxo de dados que trafegam em uma rede.

Topologia em Barramento

Aqui, todos os computadores se encontram interconectados por meio de um único barramento de dados.

Outro detalhe sobre a topologia em barramento é que ela não possibilita que vários computadores façam a transmissão de dados simultaneamente. 

Topologia Árvore

Essa topologia possui uma organização em níveis diversos, por isso, também é conhecida como rede hierárquica.

Isso significa que nessa opção, os módulos obedecem a uma hierarquia, na qual os de nível inferior se ligam àqueles que ficam em posições mais altas.

Topologia em Anel

Os computadores de uma rede em anel são conectados a um MAU, ou distribuidor. Esse equipamento é responsável por gerenciar a comunicação entre os diversos dispositivos que constituem a rede.

Topologia Híbrida

Esse é o tipo mais usado para redes de tamanho maior. Ela também é denominada como topologia mista. Geralmente, ela é escolhida para solucionar demandas não planejadas, aproveitando aquelas que  já são utilizadas.

Ponto A Ponto

A ponto a ponto faz com que cada um dos nós da rede atue como servidor e também como cliente. Nesse caso, não há necessidade de um servidor que centralize essa demanda.

Rede De Malha

Nesse tipo de topologia também conhecida como Mesh, todos os nós que constituem uma rede relacionam-se entre si. Essa configuração faz com que a informação trafegue por diferentes trilhas até chegar ao destinatário.

Conclusão

Por fim, hoje você percebeu que existem diversas maneiras de se realizar a configuração de uma rede. A vantagem é que você pode fazer a sua estruturação de forma que as necessidades da sua empresa sejam atendidas da melhor forma, dentro do que é preciso. 

Lembre-se que uma rede bem estruturada não traz transtornos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.