Vamos fazer do Limão uma Limonada ?

Que tal focar na Oportunidade de investir seu Talento e seu Esforço no sentido de aprimorar o Valor Percebido de suas Ofertas?

Boa Leitura !

A situação econômica que vivemos, claramente resultante das nossas fragilidades políticas, tem afetado de forma importante o modo de operação de muitos agentes econômicos.

Muitos dos nossos clientes têm percebido uma importante redução nas suas vendas. Essa redução tem levado a relevantes quedas nas receitas e na lucratividade, resultando em vários casos em reduções de quadro de colaboradores.

Vale a pergunta : “Como podemos transforma este “Limão” em “Limonada” ?

Não acredito em “Receitas Mágicas” mas sim na equação :

Sucesso = Talento x Esforço

Toda “Crise” traz consigo “Oportunidades”.

Oportunidades para utilizando nossos Talentos aprimorarmos o Valor Percebido pelos nossos Clientes nas nossas Ofertas.

Gostaria de dividir com vocês um exemplo real.

Certo cliente, fabricante de máquinas/dispositivos, aproveitou a queda do volume de vendas para investir seu Talento, horas “a principio” ociosas da sua equipe de engenharia, com o objetivo de aprimorar o Valor Percebido pelos compradores de suas máquinas.

Este cliente decidiu-se por revisar o Conceito de Instalação de suas máquinas.

Até então utilizava um painel central onde instalava um CLP com módulos de entrada/saída. Todos os sinais de campo eram fiados até este painel.

A Revisão do Conceito de Instalação mostrou a conveniência de decentralizar boa parte dos módulos de entrada/saída, passando a utilizar módulos com grau de proteção IP67 instalados no campo, sem painel, o mais próximo possível do dispositivo de entrada/saída.

Este Esforço resultou no aprimoramento do Valor Percebido pelo comprador da Maquina em dois importantes aspectos :

  1. Redução do Preço de Compra da Maquina
  2. Ampliação dos Benefícios de fato percebidos pelo Comprador da Maquina

Os principais fatores que colaboraram para a Redução do Preço de Compra da Maquina foram :

        – a significativa redução do custo de material para a fabricação da maquina, pois o novo Conceito de Instalação reduziu/eliminou materiais como : painéis, bornes, reles, identificações, proteções, cabos, terminais, canaletas, bandejas, etc

        – a enorme redução do custo de mão de obra para a fabricação da maquina, pois o novo Conceito  de Instalação passou a aplicar cabos curtos e pré-montados para a conexão entre os sensores/atuadores  e os módulos de IO Remoto IP67 (Plug and Play !) 

Já o principal fator que colaborou para a Ampliação dos Benefícios de fato percebidos pelo Comprador da Maquina foi o relevante aumento da Disponibilidade da Maquina. Esta melhora aconteceu principalmente em função dos recursos de Diagnose dos Módulos de IO Remoto IP67. Essa diagnose precisa permite que o cliente saiba exatamente a causa de uma parada (exemplo : curto circuito em uma válvula) e possa então agir imediatamente em seu reparo, reduzindo assim expressivamente o tempo de parada.

Espero que tenham apreciado a leitura! Vamos fazer de 2016 o ano de nossa vitória!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.