Murrelektronik na EMO Milão

Pessoal, visitei a EMO, a maior feira de máquina ferramenta do mundo. Vi muita coisa nova, algumas tendências, encontrei diversas empresas que também estão no Brasil, encontrei algumas empresas brasileiras também e por que não dizer: Encontrei alguns amigos…

A visita a EMO em Milão!

No último dia 7/10 tive a oportunidade de visitar a Emo, a maior feira de máquinas ferramentas do planeta. Esta feira acontece todo ano, alternadamente na Alemanha e Itália. Este ano foi em Milão, cidade mais industrializada da Itália e famosa por ter uma das pinturas mais famosas da renascença: A Última Ceia de Leonardo da Vinci.

As tendências e novidades

Algumas coisas estão bem claras nesta feira. A primeira é que as empresas estão cada vez mais se agrupando. O stand da FFG tem máquinas da Mag, Thyssen, Hüller Hille, entre outras. A DMG Mori, agora que ficou claro que os japoneses são os proprietários, foi um stand muito visitado e possuía muitas máquinas. A Zema, agora em cooperação com a Junker, apresentou sua retífica reconhecida internacionalmente, no stand da companheira. A Romi, que há alguns anos comprou a alemã Burkhardt-Weber, apresentou diversas máquinas em seu stande que podia ser visto de longe. A Romi também fez a festa dos italianos mostrando o carro brasileiro/milanês, Romi-Iseta.

EMO5

Outra grande tendência muita clara é o uso da rede ASi para as máquinas mais simples. Apesar de haver uma tendência que todo o mundo vá se converter para redes ethernet industriais as máquinas mais populares (e numerosas) ainda continuam a usar ASi. É lógico que Profinet também foi encontrado, principalmente nas máquinas maiores e com mais pontos, mas ASi e até distribuidores passivos eram mais numerosos.

Já quando o assunto é segurança, a tendência é usar o Profisafe. Está cada vez mais claro que a segurança deve estar lado a lado dos pontos normais e que deve ser o mais simples de projetar e montar.

A feira é enorme, para quem conhece a Feira Mecânica de São Paulo, deve ser umas 5 vezes maior, mas separada em salões menores por tipos de máquinas. Isso facilita que o interessado encontre o que precisa.

Se você quiser ver mais fotos da EMO, siga-nos nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.