Você sabe o que é o Eplan? O software é um facilitador de projetos de automação que auxilia no planejamento e gerenciamento. Além disso, com a ferramenta é possível desenvolver relatórios e construir uma percepção maior em detalhes sobre toda estrutura do sistema automatizado.
As informações obtidas auxiliam o processo produtivo, garantindo detectar possíveis falhas e guiam o caminho para buscar melhorias na produção industrial.
Quer entender mais sobre o Eplan e conhecer sua aplicação? Leia este artigo na íntegra!
O que é Eplan
Como foi dito, o Eplan é um software de engenharia que auxilia muito no desenvolvimento, planejamento e gerenciamento de projetos de automação. Dentro do cenário da Indústria 4.0 e com o advento de máquinas cada vez mais inteligentes, interligadas por tecnologias da comunicação e informações, os dados gerados passam a ser essenciais para a análise e estudo do desenvolvimento produtivo.
Ou seja, as informações passam a representar um excelente guia para proporcionar melhorias em todo o ciclo produtivo.
Vantagens do Eplan
Após a compreensão do que é Eplan, são visíveis as inúmeras vantagens. O software oferece diversas possibilidade para planejamento dos projetos. Além disso, o processo de documentação de dados é facilitado.
Com a implantação dos conceitos de Internet das Coisas (IoT) e Big Data, cresceu muito a quantidade de dados detectados e transmitidos. Dessa forma, e Eplan possibilita o gerenciamento das informações e permite a criação de relatórios que facilitam a interpretação dos dados.
As informações passam a ser identificadas e transformadas em importante conhecimento que impacta diretamente na tomada de decisões, além de auxiliarem no desenvolvimento de estratégias que visam a diminuição de custos produtivos, redução de falhas e perdas.
Em suma, esse software de planejamento de projetos de automação organiza as informações e gera relatórios detalhados baseados em diagramas de fiação.
Epan Eletric P8
A versão Eplan Electric P8 traz novos recursos que possibilitam a integração com os softwares Microsoft Office e gerando a transmissão de dados do Excel, por exemplo. Fora isso, gera a conversão automática para padrões internacionais de medidas, viabiliza e automatiza o trabalho de planejamento de engenharia, apresentando dados de peças, criando desenhos e possibilitando o desenvolvimento de especificações do projeto.
Compreendeu o que é Eplan e como utilizá-lo para integrar e analisar informações geradas pelo ciclo produtivo? Comente e compartilhe! Aproveite e leia mais conteúdos como esse no blog da Murrelektronik!