Equipamentos industriais se desgastam e isso é natural. Porém, para garantir que todas as máquinas e equipamentos de sua planta industrial funcionem de maneira adequada por longos períodos de tempo, manutenções são fundamentais. Existem alguns tipos diferentes de manutenção que podem ser realizados e a preditiva é uma delas.
Criar uma rotina de checagem dos maquinários pode até mesmo enxugar seus custos e aumentar a vida útil deles, evitando surpresas desagradáveis que minam a produção.
O que é a manutenção preditiva?
A manutenção preditiva é baseada em uma metodologia, uma filosofia corporativa. A ideia central é monitorar todos os equipamentos periodicamente, utilizando como base os indicadores das próprias máquinas. A técnica usa como base o estado do equipamento por meio de inspeções de campo.
O mais interessante da manutenção preditiva em relação às outras manutenções industriais é que ela consegue concluir qual é a condição real do equipamento em matéria de desgaste e degradação.
Por que fazer a manutenção preditiva?
A manutenção preditiva oferece uma série de benefícios para a planta industrial. Confira:
- redução de custos — há a possibilidade de detectar desgastes e erros antes que a situação esteja insustentável;
- aumento de produtividade — o acompanhamento garante que os equipamentos estarão disponíveis para serem utilizados quando for necessário, evitando manutenções corretivas e emergenciais;
- aumento da vida útil — tomando as ações corretas no tempo certo, falhas que não tinham sido identificadas podem ser corrigidas, evitando a perda de algum componente, por exemplo.
Para a realização da manutenção preditiva são utilizadas várias ferramentas diferentes. Análise de óleo e outros fluidos, microfiltragem, análise do estado da superfície, estudo das vibrações, análise estrutural, espectometria e ferrografia são algumas delas. Além disso, ainda podemos contar com o auxílio de alguns softwares de gestão.
Lembre-se que com a manutenção preditiva é possível aproveitar muito mais o potencial de seus equipamentos e gerar impactos positivos na produção.
Se interessou por esse conteúdo? O blog da Murrelektronik conta com vários artigos para você se informar e ficar sempre atualizado das novidades do mercado. Confira os últimos posts!