O Que é Manutenção Industrial e Como Isso Afeta a Automação?

O Que é Manutenção Industrial e Como Isso Afeta a Automação?

Entender o que é manutenção industrial é essencial para conseguir alcançar a excelência operacional. Ao contrário do que muitos pensam, existem diferentes tipos de manutenção que podem ser realizados na indústria, e reconhecer as especificações de cada uma delas é garantia de um fluxo de trabalho contínuo.

Hoje, a manutenção tem, na verdade, uma verdadeira função estratégica, pois garante que todos os bens estejam em sua disponibilidade máxima, fato que está diretamente ligado aos resultados trazidos pelos processos realizados. Confira agora todos os tipos de automação e como podem afetar a automação industrial.

 

O que é manutenção industrial? Conheça os seis tipos

Para entender o que é manutenção industrial, primeiro é preciso conhecer cada um dos seis tipos, pois cada um conta com objetivos e aspectos particulares para aplicação.

Porém, em suma, segundo a Associação Brasileira de Normas e Técnicas, o termo manutenção industrial significa: “conjunto de ações técnicas e administrativas que tange como um todo o ramo e área industrial. É um sistema único que destina manter ou recolocar um equipamento, instalação ou maquinário de um determinado setor”.

Ou seja, é por meio dela que é possível manter em pleno funcionamento os mecanismos  industriais, utilizando operações convenientes. Conheça agora os seis tipos de operação:

1.Manutenção corretiva não planejada

A mais comum de todas as manutenções, que acontece quando se conserta algo que acaba de apresentar uma falha ou quebra;

2. Manutenção corretiva planejada

Acontece quando se corrige algum problema de maneira não emergencial devido ao desempenho menor do que o esperado ou alguma falha que não é grave;

3.Manutenção preventiva 

Toda planta industrial deve contar com manutenção preventiva, pois é ela que diminui as chances de ser necessária uma manutenção corretiva não planejada. Está diretamente ligada com a periodicidade e com o desgaste contínuo. O objetivo é evitar a falha ou queda de desempenho;

4.Manutenção preditiva

É o monitoramento constante dos equipamentos da planta industrial. A avaliação é feita por meio de instrumentos, mas também pelo próprio sentido humano, detectando, por meio de técnicas especializadas, a saúde daquele maquinário;

5.Manutenção detectiva

Feita com o objetivo de identificar possíveis correções a serem realizadas que podem ser notadas a olho nu, por exemplo;

6.Engenharia de manutenção

O mais desenvolvido de todos os tipos de manutenção e a que mais está ligada com a automação industrial, pois é realizada por um engenheiro de produção que busca o melhor em matéria de sistemas modernos e desenvolvidos.

 

Como a manutenção afeta a automação 

Agora que você já sabe o que é manutenção industrial, é hora de compreender sua aplicação no processo de automação. O fato é que a automatização o transformou completamente o processo produtivo. O papel do colaborador mudou dentro da indústria, pois é ele que realizará a manutenção do maquinário. É preciso estar qualificado para este novo momento.

Para saber mais, continue acompanhando o blog da Murrelektronik!

 

Dicas infalíveis para reduzir custos com automação em máquinas. Cadastre-se!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.