A busca por tornarmos nossas empresas mais competitivas nunca foi tão necessária. Em tempos de pujança econômica, podíamos nos dar ao luxo de não buscar a excelência nos processos de produção das nossas máquinas e equipamentos. Mas, este momento passou e agora precisamos resolver com profundidade os problemas de produtividade e lucratividade das nossas fábricas.
Prejuízos na montagem de máquinas e equipamentos.
Em tempos de reconstituição da produtividade é cada vez mais necessário rever as formas com as quais produzimos nossas máquinas e equipamentos. Alguns dos exemplos destas necessidades são apresentados pelos jornalistas Ana Gabriela Araújo e Francisco Gracioso na matéria da Revistda da ESPM intitulada “Inovação e Produtividade”.
Neste artigos Ana Gabriela e Francisco falam sobre o erro de basear o aumento da lucratividade das empresas somente nas taxas de dólar ou em benefícios fiscais. É necessário rever conceitos e práticas da indústria para elevar a produtividade baseada em novos métodos de produção.
Como distribuição de sinal de comando e dados faz parte do nosso “radar”, decidimos escrever este artigo para falar um pouco mais sobre quais as medidas que podem ser tomadas por uma engenharia de projetos para aumentar a produtividade e lucratividade das suas empresas.
Startups de máquinas e equipamentos, um momento sensível.
Montar máquinas em um ambiente controlável já é um grande desafio. Porém, desmontar, embalar, transportar, descarregar, montar novamente, verificar e fazer o famoso startup é um desafio ainda maior.
Perder tempo nesta atividade é algo muito fácil de acontecer, principalmente porque no cliente, as variáveis envolvidas são grandes, os riscos são altos e as condições de resolver rapidamente problemas são menores que dentro do fabricante da máquina.
Fazer ajustes nos projetos e na forma de produzir máquinas e equipamentos é necessário para que os riscos do startup não incorram em um desperdício de tempo da equipe de montagem, atrasos na entrega dos equipamentos e possíveis multas por atraso de projeto impostas pelo cliente.
Erros de montagem matam o tempo
Seja dentro do fabricante de máquinas ou em campo no cliente, passar muito tempo tentando detectar erros de montagem é um grande consumidor de tempo. Todo responsável por instalação das máquinas gostaria de ter a sua disposição forma de detectar rapidamente estes erros para prosseguir nos seus trabalhos.
A única forma de oferecer para os profissionais de instalação de máquinas condições apropriadas para passar por este desafio é prever no seu projeto um sistema de diagnóstico que possibilite a rápida avaliação e identificação de erros de montagem.
Sensores, medidores, distribuidores de sinal e os conhecidos módulos de I/O Remoto, oferecem uma grande gama de possibilidades para auxiliar profissionais de campo a identificar erro e atuar rapidamente na sua solução.
Aumentar a presença de componentes IP67 em campo
As tradicionais Caixas de Passagem, bem como as instalações com quantidades infinitas de fios e cabos saindo do Painel Elétrico até o campo não representam mais as necessidades de um parque fabril com um mínimo de tecnologia implantada.
A distribuição de sinais no campo é um dos grandes consumidores de tempo no processo de fabricação de máquinas e equipamentos. Seja na montagem dos Painéis Elétricos, seja na instalação e campo.
Descentralizar a distribuição de sinais e simplificar a montagem dos Painéis Elétricos, aumentando também a capacidade de diagnóstico de sinais, proporcionando ainda maio facilidade para a conexão dos componentes de campo, são ações que trarão seus projetos para um novo patamar de produtividade.
É fácil justificar tudo isso? Não…
Sabemos que não é fácil justificar todas as mudanças necessárias para a sua Diretoria, bem como não é simples preparar a equipe de vendas da sua empresa para desenvolver mais valor nos seus clientes. Mas, nossa Engenharia de Aplicação está à sua disposição para isso. Faça contato conosco e vamos preparar esta justificativa juntos!
Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!