O que são atuadores e para que servem?

Os atuadores são componentes indiscutivelmente cruciais no contexto industrial, independentemente do tipo de aplicação a que se destinam efetivamente, pois apoiam a operação de diferentes máquinas e equipamentos.

Isso porque estamos falando de mais um recurso que é utilizado no setor e traz diversas vantagens.

Fato é que a automação industrial agora permite não apenas uma produção mais rápida, mas também economias de custos significativamente maiores e melhor gerenciamento de processos.

A verdade é que se faz necessário saber que atuadores e sensores são componentes importantes e fazem parte do que conhecemos como processos da Indústria 4.0.

Continue nessa leitura e fique por dentro de todos os detalhes sobre esse equipamento e entenda porque ele é tão importante nesse contexto.

Mas afinal de contas, o que são atuadores?

Os atuadores são os maquinários que causam o movimento. Eles vão converter energia, que pode ser elétrica, hidráulica ou pneumática, para fazer isso. E é por meio desse processo de transformação dessas energias que se realiza o movimento, ou o que podemos chamar de energia mecânica.

Para gerar energia mecânica, os atuadores exigirão os seguintes componentes:

ar, água ou eletricidade.

Um recurso chave para muitos processos, incluindo a operação de máquinas e equipamentos e, mais significativamente, a atuação de válvulas, é a energia mecânica produzida pelos atuadores.

Os atuadores vêm em três tipos diferentes que estão, obviamente, ligados ao tipo de energia que converte.

Consequentemente, os atuadores são mostrados a seguir como:

  • Pneumáticos;
  • Hidráulicos;
  • Elétricos.

Veja a seguir como cada um deles funciona e auxilia nas operações industriais…

Quais são os 3 tipos de atuadores?

1 – Atuadores Hidráulicos

Um determinado fluido é necessário para o funcionamento dos atuadores hidráulicos e pneumáticos.

E quando discutimos hidráulica, normalmente o óleo é o fluido usado, que é comprimido para criar movimento.

Ao manusear pesos pesados e produzir forças significativas, são usados atuadores hidráulicos.

2 – Atuadores Pneumáticos

Lembre-se que eles também deixaram de ser fluidos para serem acionados, exatamente como os atuadores hidráulicos ou pneumáticos.

No entanto, os atuadores pneumáticos empregam ar pressurizado em vez do uso de óleo pressurizado pelos atuadores hidráulicos para produzir energia mecânica.

Existem várias conformidades entre seu acionamento e o hidráulico. Com exceção de que é significativamente menor nesta situação quando se trata da capacidade de retenção de pressão do fluido.

O atuador pneumático possui um interruptor dentro de um cilindro oco que permite seu funcionamento. Uma bomba externa exerce pressão sobre essa mistura para impulsionar o fluxo para dentro do cilindro.

Desse modo, quando essa pressão aumenta, o cilindro se move, o que causa a criação de energia mecânica.

O uso de atuadores pneumáticos tem muitos benefícios, como:

  • seu peso leve;
  • adaptabilidade a várias condições;
  • baixos requisitos de manutenção;
  • longa vida útil dos componentes.

3 – Atuadores Elétricos

Finalmente, os atuadores elétricos são o último tipo de dispositivo onde a energia elétrica é necessária neste caso para movimentá-lo. A energia mecânica utilizada no funcionamento das máquinas e no acionamento das válvulas é gerada pela conversão dessa energia elétrica.

É um tipo de atuador facilmente simples de entender. Funciona como um motor ou interruptor que pode ser operado remotamente, permitindo uma ampla gama de aplicações, desde controles de portas até válvulas de máquinas de processo.

E com relação a esta aplicação, estamos discutindo um tipo de atuador que difere de outros em várias circunstâncias.

Isso ocorre em parte porque os atuadores elétricos têm um sistema de transmissão de energia mais direto que usa energia limpa e eficiente.

Existem outros benefícios no uso de atuadores elétricos, como os seguintes:

  • Do ponto de vista funcional, eles são incrivelmente precisos; 
  • geram muito pouco ruído;
  • a probabilidade de vazamento é quase inexistente.

Conclusão

Por fim, é inegável que os atuadores, independentemente do tipo que estamos discutindo, são ferramentas essenciais na esfera industrial.

Este sistema tem o potencial de baixar o preço da produção. Obviamente, as vantagens operacionais não estão incluídas, pois sua ampla implementação oferece inúmeras facilidades para a operação do equipamento, bem como uma melhoria no nível de proteção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.