benefícios da robótica

Benefícios da robótica na automação industrial

A robótica é uma ciência relacionada à montagem e programação de robôs com dispositivos programáveis e multifuncionais para processos automatizados. A automação é um conjunto de tecnologias para a automatização das atividades e controles de processos produtivos.

Na automação industrial, os robôs industriais aprimoram as atividades de aplicações de solda, corte, movimentação de materiais, entre muitas outras. Isso melhora a qualidade dos produtos e, ao mesmo tempo, reduz os custos, principalmente a médio e longo prazo.

Além disso, a contratação de profissionais voltados para planejamento e adaptação das linhas de produção é fundamental para a qualidade da montagem industrial. Consequentemente, isso reflete nos produtos.

A relação entre robótica e automação

A automação industrial tem como principal objetivo a criação de mecanismos que sejam capazes de produzir melhor com custos menores. Para uma fábrica de embalagens personalizadas, por exemplo, isso significaria produzir itens mais duráveis com menos investimento. Entretanto, os projetos de implantação da automação são elaborados com enfoque nas necessidades especiais das unidades fabris.

Um sistema automatizado é aquele em que as tarefas de produção são transferidas a um conjunto de sistemas mecânicos. Em uma fabricante de painéis elétricos, por exemplo, a automação com robôs pode ser aplicada na solda de placas e elementos dos painéis. Essa modificação garante maior agilidade, precisão, e também reduz as chances de desperdício de materiais.

Os projetos são feitos visando sempre a manutenção da segurança e a qualidade dos produtos e processos. Os benefícios da robótica estão em diversos ramos da indústria: na produção, geração e distribuição de energia, deslocamento de produtos e outras operações.

Os robôs, característicos da chamada Terceira Revolução Industrial, são projetados para atividades que exigem de esforços repetitivos, como: movimentos com precisão, resistência, rapidez e força. Além dos robôs industriais, há modelos colaborativos, que trabalham “em parceria” com os colaboradores das fábricas.

Operações impossíveis de controlar intelectualmente ou manualmente são realizadas mais facilmente pelos robôs.

Para concluir, ao aplicar os benefícios trazidos pela robótica, as tarefas são simplificadas. Dessa maneira, os operadores não precisam realizar tarefas muito repetitivas ou que demandem esforço físico para os processos de produção.

Vantagens da robótica na automação industrial

A automação industrial representa muitas vantagens. A tecnologia torna as empresas competitivas, devido aos efeitos positivos nos produtos, locais de trabalho e na produtividade. Portanto, ao implantar sistemas de automação com máquinas robotizadas, é possível observar os seguintes benefícios:

  1. Maior segurança para tarefas de risco;
  2. Redução de custos de produção;
  3. Possibilidades de análises de controle de qualidade;
  4. Alta na produtividade industrial.

1. Maior segurança para tarefas de risco

A robótica na automação industrial elimina tarefas consideradas perigosas. Isso contribui para diminuir a quantidade de colaboradores humanos nas empresas de usinagem, por exemplo.

Os sistemas automatizados são projetados para auxiliar na segurança. Com sensores e alarmes para alerta em situações adversas, evita acidentes que poderiam causar insalubridade aos funcionários.

Os projetos seguem normas regulamentadoras rigorosas, obrigando os empreendimentos a seguirem as práticas de segurança. Elas visam extinguir as situações de riscos. Com isso, contam uma série de soluções de robótica, além de outros tipos de dispositivos.

2. Redução de custos de produção

O investimento com equipamentos robotizados e de automação pode até representar um grande gasto inicial com a contratação de empresa de montagem industrial, mas compensa a médio e longo prazo.

Os equipamentos costumam ter longa vida útil,  de acordo com a natureza de cada um. A durabilidade também depende da regularidade das manutenções preventivas, cuidados durante o uso e emprego adequado para as atividades. Por isso resultam em redução de custos na produção de peças e objetos.

3. Análises de controle e qualidade

Na realização de operações mecânicas, os robôs garantem movimentos sempre iguais, resultando em mais qualidade nas linhas de produção. Os maquinários, diferentemente dos fatores humanos, apresentam menos riscos de falhas ou fabricação de peças com qualidade inferior ao padrão.

Para ilustrar, empresas de esquadrias de alumínio, conseguiriam diminuir os desperdícios, já que a precisão e eficiência dos processos de fabricação é muito maior com a automação. Assim, é possível reduzir a perda de tempo, evitar ações ou movimentações desnecessárias e materiais perdidos em peças defeituosas.

Além disso, a integração dos maquinários com tecnológicos sistemas de gestão permite a customização das programações. Isso é muito importante porque a geração de dados sobre as atividades auxilia na realização de análises de controle de qualidade. Essas informações são fundamentais para melhorias nos projetos dos produtos. 

A produção e os testes e verificações sobre o funcionamento da linha produtiva também podem ser automatizados. Isso não contribui somente para aumentar o controle de qualidade, mas também para um produto final adequado.

Ou seja, a implementação de novas tecnologias otimiza o controle das linhas de produção.

4. Alta na produtividade industrial

A robótica na automação industrial é implantada para aumentar a produtividade, garantir agilidade às atividades mecânicas e aumentar a qualidade.

A robótica permite a execução das tarefas mecânicas de forma precisa. Também é possível programar o ritmo de acordo com a necessidade da produção.

Afinal, uma maior quantidade de peças no menor tempo possível gera lucros para o projeto.

Dicas para automatizar os processos com eficiência

Diante dos benefícios da robótica para as indústrias, a implantação das tecnologias se tornou uma das prioridades de muitas unidades fabris. 

A administração qualquer negócio sem o auxílio de softwares de gestão e controle, torna-se impossível. É essencial o controle permanente sobre estoques, logística, vendas e indicadores financeiros, além da produção.

Porém, é recomendado certo cuidado na automatização de processos e contratação de empresas de automação industrial, que envolvem:

  • Mapear todos os processos internos e subprocessos para visualização;
  • Identificação de gargalos, duplicidades, atividades que não agregam valor;
  • Desenvolvimento de processos mais eficientes, menos frágeis, com menos desperdícios;
  • Buscar fornecedores capazes de fazer propostas adequadas ao negócio;
  • Definir um cronograma de implantação, dividido em etapas;
  • Prever testes, para localizar e corrigir possíveis problemas;
  • Designar uma equipe multidisciplinar e qualificada para conduzir o projeto;
  • Manter o foco nas melhorias dos produtos e nos clientes;
  • Programar treinamentos para garantir a utilização correta dos sistemas automatizados;
  • Estabelecer indicadores de desempenho para controles de qualidade;
  • Monitorar constantemente os resultados e impactos da implementação.

Seguir essas dicas garante uma implantação de sistemas de automação adequada com robôs industriais.

Para contratação do serviço de empresas especializadas, deve ser feita, primeiramente, a consulta das principais condições do mercado. Recomenda-se atenção total ao planejamento e realização de um projeto adequado para a situação.

Por fim, os benefícios da robótica trazem inúmeras tecnologias que ocasionam em produtividade para a planta industrial.

Esse texto foi desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, que possui centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.