Cabos industriais

Cabos industriais e suas aplicações severas:conector M12 e mais

Estamos publicando artigos específicos sobre a aplicação de cabos industriais, pois, sabemos dos desafios quanto a presença de líquidos agressivos, temperaturas extremas, movimentação e agora vamos falar um pouco mais sobre aplicações em máquinas de solda e ambientes com cavados de metal. Sim, aqui começamos a falar sobre ambientes com a possível presença de fogo.

Cabos industriais e suas aplicações severas

Recentemente escrevemos um artigo falando brevemente sobre as aplicações de cabos industriais em ambientes com presença de óleo mineral e outros agentes químicos, falamos também sobre as primeiras aplicações em movimento. Mas, sabemos que não é só isso, certo?

Este artigo tem o objetivo de falar sobre outras “durezas” do mundo industrial quanto falamos de aplicação de cabos:

  • Para equipamentos de solda;
  • Que precisam resistir a fogo;
  • Para aplicações em temperaturas extremas;
  • Instalados em robôs ou máquinas giratórias.

PUR de volta à vitrine

Como falamos anteriormente, os cabos cobertos por Poliuretano (PUR) revolucionaram e continuam a apresentar grande performance na indústria quando falamos de ambientes agressivos.

A questão é que, em algumas aplicações, estas exigências aparecem todas juntas. Vamos pensar em um equipamento de solda: Temperaturas extremas, fagulhas de metal, movimentação contínua e possibilidade de fogo presente no equipamento!

Sim! Cabos em PUR preparados para máquinas de solda oferecem a proteção necessária para a aplicação. E uma variação muito importante dos cabos em PUR aparece neste momento, os cabos Halogen Free (Livre de Halogênio).

O gás Halogênio é liberado em combustão e pode rapidamente intoxicar humanos à sua volta, podendo leva-los à óbito. Inúmeras certificações mundiais proíbem o uso de cabos com presença de Halogênio em aplicações industriais.

Além da ausência de Halogênio, cabos industriais aplicados em ambientes com presença de ignição de chama precisam ser resistentes ao fogo. Estes cabos não propagam chama quando estão em um incêndio, assim, não contribuem com a situação.

A resistência à temperaturas extremas também é um item muito necessário. Normalmente cabos em PUR podem resistir a:

  • Aplicações fixas: de -40 a – 80°C
  • Aplicações com movimento: de -25 a – 80°C

Por estas e outras questões que sugerimos repensar a utilização de cabos em PVC em grande parte das instalações industriais que nos são apresentadas.

Quando o cabo precisa se movimentar

Aplicações em movimento são outro grande desafio para cabos industriais. Com o aumento da automação industrial em máquinas e ferramentas, a presença de componentes eletroeletrônicos é cada vez maior em dispositivos com movimento.

Desta forma, cabos capazes de resistir à movimentos são cada vez mais necessários nestes ambientes. Utilizar cabos não preparados para exigências de movimento ou mesmo exigências conjugadas (somando óleos, químicos, temperatura etc.) põe por terra instalações diversas.

Se os cabos da sua máquina ou equipamento que precisam se movimentar podem ser organizados em uma esteira porta cabos, seu problema é menor e poderá usar cabos PUR, desde que:

  • Respeite a resistência química do cabo;
  • Faça cálculos quanto a quantidade de movimentos que o cabo é capaz de suportar para mitigar quebras prematuras;
  • Calcule a torção máxima do maior cabo na esteira porta cabos, para que a esteira não quebre o cabo ou para que o cabo não destrua a esteira;
  • A temperatura ambiente da máquina esteja de acordo com a especificação do cabo.

Sua aplicação será em robô? Cabo industrial especial com certeza!

Movimentação ordenada é uma coisa, movimentação em um robô é bem diferente. Os cabos que suportam movimentos dentro de uma esteira porta cabos não são os mesmos cabos que suportam os movimentos de um robô.

Para aplicações em robôs são exigidos cabos especiais, capazes de suportar os movimentos não ordenados que um braço robótico exige. Esses cabos normalmente suportam o dobro de movimentações que cabos PUR comuns suportam.

Sabendo da importância e complexidade dos componentes que eles conectam nas pontas de braços robóticos, aplicar cabos específicos para robôs garantem a durabilidade e confiabilidade que estas instalações necessitam.

Estas informações foram importantes para você? Sugira outras! Isso mesmo! Gostaria de saber outras questões referentes a instalação de cabos industriais? Sugira temas para os quais devemos escrever para você. Entre em contato com a nossa equipe (no link abaixo) nos informe sobre um assunto da sua necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.