CCM — Significado da Sigla e Importância na Automação Industrial

CCM — Significado da Sigla e Importância na Automação Industrial

Plantas industriais de médio ou grande porte lidam com muitos motores com acionamentos variados. Para que a operação das máquinas de automação seja segura, é importante contar com um controle preciso das ligações. É neste ponto que o CCM entra. Você sabe o significado de CCM?

Neste artigo falaremos sobre isso e daremos detalhes sobre o papel dele no chão de fábrica, bem como sua importância na operação diária. Confira!

Qual o significado de CCM?

A sigla CCM refere-se ao Centro de Controle de Motores — um painel completo montado que serve para acomodar equipamentos de proteção, manobra e seccionamento de cargas. É nele que estão conectados todos os cabos provenientes das mesmas. Por cargas, entende-se todo e qualquer equipamento que consome energia elétrica, já que os motores costumam ocupar aproximadamente 85% das instalações na planta industrial.

A depender do grau de separação interno do CCM, ele poderá receber diferentes denominações tanto físicas quanto comerciais:

CCM não compartimentado

Apresenta uma única placa de montagem, na qual os conjuntos de proteção e manobra de cada carga estão montados juntos.

CCM extraível

Cada compartimento conta com uma gaveta montada, que pode ser removida do painel sem uso de ferramentas. Os equipamentos de proteção e manobra da partida são inseridos ali. Isso minimiza o tempo de parada, pois as gavetas podem ser substituídas rapidamente.

CCM fixo

Em cada compartimento há uma placa de montagem fixa não removível na qual é alocado o conjunto de equipamentos para proteção e manobra das partidas.

CCM compartimentado

O significado de CCM compartimentado se dá pelos centros em que os equipamentos de proteção e manobra das cargas estão montados separadamente no painel. Pode ser fixo ou extraível.

Qual a importância do CCM para a automação industrial?

A implementação do CCM se apresenta como uma das principais soluções em automação industrial, e pode ser realizada para permitir a recepção de equipamentos com comunicação em rede, até mesmo dentro das gavetas. Isso oferece a possibilidade de conexão do comando e sinalização das partidas ao sistema de controle por meio de redes de comunicação industrial, conectadas por tomadas de comando.

Dessa maneira, as gavetas podem ser operadas remotamente em posições de “teste” e “inserida”, em conjunto com a fiação de comando. Assim é possível implementar mais facilmente estratégias de acionamento do tipo local/remoto.

Os CCM são essenciais para a produção. Com o avanço da tecnologia, a necessidade de monitoramento é cada vez mais evidente, bem como a de controle de produção, e a utilização de redes industriais é uma solução que reduz certos processos de horas para minutos.

Além disso, os diagnósticos passam a ser mais completos e localizam com facilidade e precisão os pontos problemáticos durante os processos produtivos, o que garante consertos mais simples e assertivos.

Gostou de saber mais sobre o significado de CCM? Aproveite e veja mais artigos como esse no ccm significado!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.