circuitos elétricos industriais

Como garantir a proteção ideal para alimentação de circuitos elétricos industriais?

Imagine uma máquina fechada, com diversos componentes em seus circuitos elétricos industriais trabalhando ao mesmo tempo, energizados, e de repente acontece um curto com alto risco de incêndio!

A origem desse problema pode demorar para ser encontrada e os danos são enormes, tanto no equipamento quanto na produção como um todo, podendo ocorrer queima de componentes e questões mecânicas em condutores, além de colocar os colaboradores da empresa em perigo. Normalmente, isso acontece devido à perda de isolamento de um elemento energizado.

Nessa situação, é imprescindível contar com uma solução que possibilite acompanhar de forma contínua as curvas de tensão e corrente, caso aconteça um curto ou sobrecarga, assim, é possível agir antes de um evento como o que foi citado no exemplo. 

Qual a solução mais convencional? 

Os componentes mais convencionais para aplicar nos circuitos elétricos industriais e criar uma proteção são os fusíveis e os disjuntores, largamente utilizados.

Mas pensando no disjuntor termomagnético, há uma dependência grande de fatores externos que impactam em sua atuação, principalmente em casos como um curto-circuito intermitente. Enquanto os fusíveis são considerados defasados no contexto da automação industrial, portanto entende-se que com o avanço da tecnologia ele não seria o ideal. 

Então qual solução é mais indicada? Foi pensando nisso que a Murrelektronik desenvolveu o MIC Basic. Entenda mais sobre ele a seguir:

O surgimento do MIC Basic

Um de nossos clientes entrou em contato com os técnicos da Murrelektronik para relatar um incêndio em uma das máquinas da sua fábrica. Nossa equipe prontamente se dirigiu ao local a fim de analisar o acontecimento e encontrar uma solução para que aquilo não ocorresse novamente.

Após uma minuciosa verificação e elaboração das possíveis causas do incêndio, chegou-se à conclusão de que o problema havia se iniciado em um cabo que é comumente utilizado nas aplicações. 

Ele ligava um dispositivo através de um conector M8 e tinha uma bitola pequena, de 0,25mm². O cabo era alimentado por uma corrente baixa de 24V e até então era considerado inofensivo para a aplicação. Porém, em função de uma série de curtos nos circuitos elétricos industriais, o cabo superaqueceu até o ponto de começar a queimar e causar o incêndio. 

Pensando em resolver o problema e em inovar, desenvolvemos uma proteção eletrônica que tornou possível monitorar continuamente as curvas de tensão e de corrente, sendo necessário informar apenas a especificação da carga que demanda cada circuito e do disjuntor eletrônico.

Em 2004, surgiu, então, o MIC — Monitor Inteligente de Corrente. 

Leia também: O incêndio e a necessidade

Circuitos elétricos industriais protegidos com o MIC Basic

Criado justamente para ser uma opção frente às soluções convencionais que citamos acima, o MIC Basic é um módulo de distribuição de energia inteligente para aplicações de 24 V DC. 

Por meio dele, é possível monitorar a distribuição de energia e a reação a curtos-circuitos. Ele é ideal para qualquer tipo de aplicação que proteja diversos sensores e atuadores com demandas similares.

Controle de Circuitos elétricos Industriais para 24 V DC

O controle de circuitos elétricos industriais para 24V DC consiste em:

  • 4 ou 8 canais de saída;
  • Predefinição de correntes de corte: 2, 4 ou 6 A;
  • Economia de espaço, pois requer menos de 66% de espaço em comparação aos disjuntores;
  • Inicialização remota com um sinal de 24 V DC;
  • Contato para alarmes de grupo;
  • Perda de potência mínima;
  • Função de desligamento perfeita

Mais funções da solução 

O MIC Basic ainda:

  • Previne contra falhas, pois quando atinge 90% da carga de corrente selecionada em um canal, a solução liga uma luz verde em LED como forma de alerta
  • Conta com um sistema de ponte integrado que permite conectar diversos módulos, reduzindo o tempo de instalação e a possibilidade de erros
  • Possui aprovação mundial e pode ser aplicado em qualquer lugar do mundo
  • Mesmo com perda de energia, o MIC salva as condições de operação de cada canal, além de muitas outras vantagens que você pode conferir aqui

A Murrelektronik

A Murrelektronik é uma empresa de automação que atua globalmente oferecendo as melhores soluções de conectividade para indústrias.

Possuímos uma ampla e diversificada linha de produtos e garantimos recursos otimizados, feitos sob medida para aplicações em automação industrial. Leve a melhor tecnologia para o chão de fábrica dos seus clientes, fale com um de nossos especialistas clicando no link abaixo: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.