como a automação industrial vem sendo implantada no Brasil

Como a Automação Industrial vem sendo Implantada no Brasil

Resumidamente, a aplicação da automação industrial vai desde a otimização do processo de manufatura até a elaboração de novas estratégias e produtos. Mas como a automação industrial vem sendo implantada no Brasil? De que forma as indústrias estão aplicando às tecnologias na produção como um todo? Confira neste artigo as respostas à estas questões.

Saiba como a automação industrial vem sendo implantada no Brasil na prática

De acordo com a CNI – Confederação Nacional da Indústria – os principais usos da automação industrial no Brasil estão focados nas soluções para o desenvolvimento da indústria, bem como seus modelos de negócio.

Isso inclui a automação com sensores, comumente utilizada em todo o mundo, além da automação digital sem sensores – mecanismo que se utiliza de sistemas e terminais para aplicações de controle da produção.

Além disso, temos também o uso de supervisórios e plataforma MES, com menor incidência nas fábricas, e a automação com sensores para identificação de produtos, condições operacionais e a criação de linhas flexíveis.

Segundo pesquisas da Confederação Nacional da Indústria, sistemas integrados de engenharia para a manufatura e o desenvolvimento de produtos são considerados para a competitividade da indústria, contudo, apenas 5% s utilizam de modelos virtuais para a simulações, análises, prototipagem rápida e impressões 3D. O percentual de indústrias que operam com  dispositivos IloT, o comentado Big Data, também é baixo, somente cerca de 9%.

Qual o futuro da automação industrial no Brasil

Podemos concluir que, o maior foco da nossa indústria na aplicação da automação industrial está no aumento da produtividade e redução de custos, consequentemente. Portanto, o caminho mais natural é que ocorra uma transição de forma gradual dos usos atuais para a preocupação com o produto e o desenvolvimento da indústria, mesmo que estejamos ainda atrasados em relação à expansão da automação industrial em níveis globais.

É necessário que as indústrias compreendam a necessidade de adquirir tecnologias que visem a competitividade e sua sobrevivência no mercado. Para isso, é importante construir uma visão de investimento direcionado para o segmento, trabalhando o tema através de consultorias especializadas.

O que achou de como a automação industrial vem sendo implantada no Brasil? Deixe seu comentário e continue acompanhando o blog da Murreletronik para mais conteúdos como este!

Facebooktwitterlinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.