como a revolução industrial 4.0 afeta o processo industrial

Como a Revolução Industrial 4.0 Afeta o Processo Industrial

Um conceito relativamente recente é o da Indústria 4.0. Tendo surgido por volta de 2011, basicamente diz respeito às inovações tecnológicas nos campos de automação e controles de tecnologia da informação nos processos de manufatura. Se define pelos conceitos dos sistemas cyber-físicos, internet das coisas e internet dos serviços aplicados aos processos de produção. Mas, afinal, como a revolução industrial 4.0 afeta o processo industrial?

Características de como a revolução industrial 4.0 afeta o processo industrial

Naturalmente, a evolução das tecnologias na revolução industrial 4.0 interfere diretamente nos processos e ambientes industriais. Podemos citar a AI — inteligência artificial como um exemplo. Na computação, a AI, aparece na forma de um software ou hardware que organiza de maneira inteligente um banco de dados, otimizando a produção.

As fábricas se tornam fábricas inteligentes e além de contar com o advento da AI, traz outros componentes da revolução industrial 4.0, como a IoT ou internet das coisas — que nada mais é do que a rede integrada nos objetos que usamos diariamente — e o cloud computing armazenamento de arquivos em servidores na nuvem — transformando toda a cadeia produtiva de uma empresa.

Contudo, existem outras características a se considerar em como a revolução industrial 4.0 afeta o processo industrial. A comunicação entre as máquinas e pessoas, chamada de interoperabilidade. Essa integração oferece uma autonomia aos sistemas que carregam AI, pois através dos padrões de produção, conseguem por si só tomar decisões, mais complexas outrora.

Outros dois aspectos que definem esse processo como um todo é a transparência da informação e a assistência técnica.

Quais os benefícios dessa intervenção na indústria?

São diversas as vantagens em como a revolução industrial 4.0 afeta o processo industrial. Isso em diversos setores, não somente a produção, como o melhor gerenciamento de estoque, já que conta com sistemas mais precisos, e até no processo de entrega. Mas o mais consistente talvez seja o controle dos resultados da empresa.

A indústria 4.0 vem trazendo dinamismo e agilidade nos processos, o que também exige que as organizações se adaptem à essas novas tecnologias, pois já é uma realidade que só tende a manter-se em constante evolução.

Gostou de saber mais sobre a revolução industrial 4.0? Acompanhe mais sobre o tema no blog da MurrElektronik

 

Saiba como a Indústria 4.0 afetará a automação industrial. Cadastre-se!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.