Como Criar Lista de Cabo no Eplan em 4 Passos

Como Criar Lista de Cabo no Eplan em 4 Passos

Organizar os cabos e conexões em sua planta industrial é uma ação de extrema importância para o bom andamento dos processos produtivos, além de ser crucial para a segurança de todos que ocupam o local. Saber como criar lista de cabo no Eplan pode ajudar muito nisso!

Quer descobrir como fazer e aproveitar os benefícios? Confira as dicas deste artigo!

Passo a passo de como criar lista de cabo no Eplan

O Eplan proporciona uma maneira simples e rápida de criar listas de cabo para sua planta industrial. Veja como fazer no passo a passo abaixo:

1. Criar projeto

Após acessar o Eplan, clique em “Projeto”, “Novo”. Dê então um nome para a sua nova lista e selecione o melhor template para o seu trabalho. Você pode ainda deixar explícita a data de criação e a indicação do Eplan.

Com o projeto criado, logo serão exibidas algumas estatísticas e propriedades do mesmo, ainda que sem dados, por enquanto. Você deve, então, selecioná-lo no menu à esquerda e decidir em qual esquema trabalhará.

2. Posicionar símbolos

Com o esquema desejado aberto, selecione com que grid deseja trabalhar no menu do topo do sistema. Para adicionar um símbolo da biblioteca de símbolos, é só clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho do Eplan, clicar em “inserir símbolo” e selecionar qual será colocado. Então, é só arrastá-lo para o local no qual deverá ser posicionado.

Ao clicar para posicionar o símbolo, uma tela para a adição de informações sobre ele aparecerá. Altere o que for necessário e clique em “OK”.

3. Conexões automáticas

Clique com o botão direito na área do esquema no Eplan. Selecione “Repetir: Símbolo” Escolha o símbolo a ser adicionado, clique e mantenha pressionado o botão esquerdo para adicioná-los em sequência — as conexões aparecerão automaticamente. Caso queira interromper a ação, aperte a tecla Esc.

Ao pressionar “i” no teclado, os pontos de inserção serão destacados. Ao clicar duas vezes em qualquer um deles, a janela de propriedades aparecerá. Lá é possível alterar desde o nome até as funções do terminal.

Pela barra de seleção à direita é possível, inclusive, selecionar formas específicas de conexões. A utilização é feita da mesma maneira que o recurso de “Repetir”, segurando o botão esquerdo do mouse e arrastando pela área do esquema.

Vale mencionar que o Eplan separa as conexões entre as lógicas e gráficas, limitando as funções possíveis às mesmas para a estrutura correta e viável da instalação.

4. Atribuir cabos

Para atribuir os cabos, clique em “inserir” no menu do topo e selecione “Definição do cabo”. Então, entre as conexões, clique onde o cabo se inicia e ao final (não segure o botão do mouse), aparecerá, então, uma janela para definir as propriedades do cabo, como aquelas vistas para cada símbolo nos passos acima.

Por lá é possível descrever o tipo de cabo e outras especificações. Ao pressionar “i”, novamente os pontos de inserção são destacados, já incluindo aqueles do cabo atribuído.

Agora que já sabe como criar lista de cabo no Eplan, aproveite os benefícios do sistema! Para mais dicas sobre a organização de sua planta industrial, acompanhe os artigos da Murrelektronik!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.