padronizar processos

Saiba como padronizar processos industriais em 5 passos

Padronizar processos industriais consiste em enquadrar cada fluxo de atividade em um modelo a ser seguido. Com isso, é possível garantir agilidade e aumento da produtividade para a produção.

Além disso, a padronização de processos na indústria proporciona redução de custos, evita o retrabalho, contribui para a melhoria do produto e minimiza as chances de erros. 

Mas para alcançar esses resultados, é necessário que as mudanças tenham um escopo bem definido desde o início. Entenda melhor neste post! 

5 passos para padronizar processos industriais e aumentar a produtividade

A seguir, confira 5 orientações importantes para que a padronização de processos aconteça sem intercorrências. 

1. Planeje as etapas do processo

O passo mais importante para padronizar processos em qualquer indústria é fazer um planejamento sólido para servir como guia. O primeiro ponto a ser levantado é quais atividades devem ser uniformizadas e modernizadas.

Para simplificar o planejamento, a padronização pode começar pelas atividades mais importantes e, depois, seguir para as de menor relevância para a indústria. 

Contudo, o planejamento deve ser feito de forma que as atividades escolhidas não tenham impactos ou, até mesmo, paralisem a produção. 

Também é importante esclarecer quais falhas o processo escolhido apresenta, e quais ações podem ser feitas para padronizá-lo. O planejamento deve estabelecer ainda um cronograma para início e fim de cada etapa. 

2. Escolha as ferramentas certas para padronizar processos

A escolha das ferramentas corretas é importante para a indústria que deseja padronizar processos, pois garante que as etapas de mudança aconteçam conforme o planejamento.

Dessa forma, cada fluxo de atividade mapeado na etapa anterior precisa ter ferramentas, metodologias e abordagens definidos previamente. 

A tecnologia pode ser uma importante aliada nessa etapa. Por isso, conheça quais softwares, sistemas e outras ferramentas digitais que podem auxiliar a gestão e otimização do processo de padronização. 

3. Defina as equipes de trabalho

A padronização de processos demanda esforço e colaboração de todos os funcionários do setor envolvido, para que as ações possam ser feitas em sincronia. Por isso, é importante definir a equipe de trabalho responsável por cada etapa do planejamento.

Caso seja necessário, funcionários de outros setores da empresa podem colaborar com a padronização de determinada atividade, pois eles podem identificar falhas ou possíveis melhorias não vistas anteriormente. Contratações também podem ser necessárias.

Além disso, cada equipe precisa ter um líder, que será o responsável por coordenar e monitorar as ações e, também, estar em contato direto com o supervisor-geral de toda a operação de padronização na indústria. 

Talvez os gestores tenham que oferecer treinamento e preparação prévia para os funcionários envolvidos. Essa situação pode ser aplicada, por exemplo, caso a ferramenta escolhida nunca tenha sido utilizada na indústria.

4. Implemente as mudanças

Após as etapas iniciais de planejamento e preparação da equipe, é hora de finalmente colocar em prática as ações para padronizar processos industriais. Nessa etapa, é fundamental seguir o cronograma à risca.

Durante essa etapa, imprevistos podem ocorrer. Nesse momento, é necessário que a equipe trace ações para corrigir ou alterar as ações rapidamente e não atrasar o cronograma. 

Por isso é importante que o líder do grupo acompanhe todas as etapas da mudança de perto, para assim avaliar quais os impactos das ações na padronização de processos. 

5. Monitore e analise as mudanças constantemente

É necessário monitorar o resultado das ações implementadas após padronizar processos, com objetivo de verificar o impacto delas no fluxo de atividade. Dessa forma, pequenas correções podem ser feitas com objetivo de aprimorar os resultados. 

Ademais, realizar análises e monitoramento com frequência permite a melhoria contínua dos processos, um dos principais interesses das empresas de sucesso. Assim, sua indústria garante maior produtividade, competitividade e otimização na produção.

Gostou deste post sobre como padronizar processos industriais? Acompanhe o blog da Murrelektronik para acessar conteúdos voltados para a automação industrial. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.