Conector M12 em IP67? Só se apertar direito

Tudo é uma questão de aperto, principalmente se estamos falando de conexões IP67 na indústria. Garantir o nível de proteção IP67 em um conector M12 depende não só de escolher os melhores componentes, mas também de usá-los de forma adequada. Resumindo: Se apertar demais terá problemas, se apertar “de menos” também. O que fazer então?

Conector M12 em IP67, uma questão de aperto!

Desde o início, quando começamos a falar sobre a importância de substituir caixas de passagem na instalação de máquinas e equipamentos, nos benefícios de modularizar equipamentos e sobre o uso de Conector M12 nas instalações de campo, alcançar ou manter as conexões em nível de proteção IP67 sempre esteve em pauta. A questão é que uma solução não se faz somente com componentes (mesmo sendo parte muito, muito importante), mas ela se faz com o uso adequado destes componentes. Quando falamos de conexões IP67 este uso adequado está centrado no aperto.

Apertar na mão resolve?

Quando olhamos para um conector M12 ele parece, à princípio, um componente sensível. Logo vem a decisão por apertá-lo no distribuidor usando a mão (sem uso de ferramentas). O que mais acontece nesta decisão é não alcançar o torque necessário para a vedação. Isso porque um conector M12 (Murrelektronik, por exemplo), precisa ser apertado à 0.6Nm, dificilmente alcançada por uma mão sem ferramenta, à menos que você tenha um torquímetro nos dedos…

Outra questão importante é que existe pequena dificuldade para apertar somente um conector M12, mas quando temos dezenas de conectores a serem montados em uma máquina, é fácil é chegar ao final da instalação com dedos machucados e cada vez menos capazes de fazer o aperto correto do conector M12 no distribuidor.

Para finalizar a questão sobre o aperto usando os dedos lembramos que a cada conector inserido no distribuidor fica mais difícil a inserção do próximo. Distribuidor de sinal não pode ser grande, então os conectores M12 ficam todos pertinho uns dos outros, dar o aperto correto em todos é mais complicado ainda.

Apertar com qualquer ferramenta resolve?

Aí surge a ideia de usar qualquer ferramenta improvisada para fazer o aperto do conector M12 no distribuidor de sinal. Um alicate de bico por exemplo é em algumas vezes a opção para fazer o aperto no distribuidor. Mas, se apertar “de menos” é um problema, apertar demais também é!

Ao final do conector M12 fêmea no corpo do distribuidor existe uma vedação O-Ring. Esta vedação precisa ser pressionada da forma correta no seu local para proporcionar a vedação IP67. Se ela é apertada demais simplesmente esgarça, perdendo o nível de vedação e danificando o componente. O exagero no aperto também é um grave problema na vedação.

Como resolver a questão? Apertando corretamente.

A única forma de garantir o aperto de conector M12 no distribuidor de sinal é utilizando ferramenta adequada para isso. A ferramenta certa é a chave de aperto para conector M12 que garante, por conta do seu torquímetro, os 0.6Nm especificados para a correta vedação e garantia da integridade dos componentes.

Para entender melhor como tudo isso acontece, assista ao vídeo desenvolvido pela Murreketronik que demonstra claramente a utilidade da chave de aperto para conector M12.

 

Entendeu porque precisa desta ferramenta?

Então faça contato com a Engenharia de Aplicação da Murrelektronik para saber mais sobre este componente e viabilizar a compra para seus montadores. Tenha certeza que esta ferramenta irá mudar seu padrão de montagem de conectores M12 nas suas máquinas e equipamentos.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.