Conector M12 ajuda quem monta e quem faz a manutenção

Qual projetista de máquinas e equipamentos que nunca escutou uma reclamação de alguém da equipe de montagem? Quantas vezes um colega da equipe de entrega do equipamento ou mesmo um vendedor dá feedbacks para o pessoal de projetos sobre parte das máquinas que precisam ser melhoradas? Agora, será que a turma de projetos está ouvindo essas dicas?

Amigo projetista, pense na gente também…

Sendo constantemente cobrados por custos e prazos, os projetistas nem sempre tem o tempo que gostariam para resolver problemas de projetos e aumentar a eficiência das máquinas em todos os aspectos. Muitas vezes não conseguem se aproximar dos departamentos que possuem outras opiniões sobre o resultado do seu trabalho. É o caso das equipes de montagem das máquinas e mesmo as equipes de manutenção dos clientes da sua empresa.

A questão é que em muitas vezes ouvir estes conselhos (de vez em quando disfarçados de puxões de orelha), podem economizar um tempo muito grande no processo produtivo, bem como elevar o nível da qualidade e produtividade do equipamento que se projeta. Então fica a pergunta: Por que não é comum os departamentos de projetos se aliarem aos outros departamentos citados?

Olhando para um pedaço do projeto para exemplificar.

Vamos olhar para um pedaço do projeto, uma das áreas que tem sido objeto de estudos e resultados da Murrelektronik: A distribuição de sinais para sensores, válvulas, chaves e outros componentes ao longo da máquina.

Em quais pontos o projetista poderia “ajudar a vida” das equipes de:

Murrelektronik_Ethernet_X-coded_f56b7cf4e8

  • Montagem do equipamento (no fabricante de máquinas):
    • Substituir caixa de passagem – Substituir a caixa de passagem por distribuidores de sinal reduz consideravelmente o tempo de montagem nesta área da máquina;
    • Utilizar conector M12 – A utilização de conector M12 para conexão de sensores, válvulas e outros dispositivos reduz o trabalho de montagem e mitiga problemas decorrentes da humidade em conexões elétricas em ambientes industriais;
    • Usar outras conexões rápidas – A utilização de conectores rápidos também para a conexão de motores tem sido muito empregada e oferece os mesmos benefícios das conexões de sensores e válvulas;
  • Instalação e montagem (no cliente):
  • Manutenção do cliente:
    • Novamente utilização de Conector M12 – Este tipo de conector auxilia em muito a substituição de componentes e mesmo dos cabos em curto espaço de tempo, aumentando a disponibilidade da máquina;
    • Novamente facilidade de diagnóstico – Tempo é fator de atenção em uma produção. Diminuir o tempo de identificação de panes elétricas através dos leds de status é um benefício muito importante para as equipes de manutenção.

Fácil de vender Conector M12 internamente?

Muito provavelmente sua resposta rápida seja não! Por isso a Engenharia de Aplicação da Murrelektronik está à sua disposição para ajudar na defesa destes novos componentes para os seus projetos. Faça contato conosco!

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.