Conheça a importância da metologia da manutenção preventiva

Conheça a Importância da Metodologia da Manutenção Preventiva

Em um chão de fábrica, diversos tipos de manutenção podem ser executados. Quando o assunto é manutenção preventiva, existem dúvidas não somente sobre seu funcionamento, mas também sobre seus objetivos, vantagens e até mesmo diferenças em relação aos outros tipos.
Elencamos as respostas para suas dúvidas no texto abaixo:

O que é a manutenção preventiva?

De acordo com a norma NBR-5462, da ABNT, a manutenção preventiva é aquela efetuada com intervalos predeterminados e tem como objetivo diminuir possibilidade de degradações, falhas ou qualquer outro problema de funcionamento de um item.
Essa manutenção consiste em um conjunto de ações de controle e monitoramento, o que eleva o nível de confiabilidade do maquinário.

Por que a metodologia de manutenção preventiva é tão importante?

Sabe-se que a concorrência nunca cessa e, na verdade, está cada ano mais acirrada. Por essa razão, as empresas precisam buscar a melhoria contínua de seus processos, com o objetivo de ser cada dia melhor naquilo que oferecem.

A manutenção preventiva é importante nesse cenário porque é realizada antes do defeito aparecer no item. Isso evitaria a perda de tempo de produção caso tivesse de ser interrompida em uma situação como essa.

São inúmeros os benefícios de quem aposta em um bom plano de manutenção preventiva, como por exemplo:

  • Garantir a segurança dos equipamentos e dos colaboradores do local;
  • Lucro do setor financeiro da empresa é garantido
  • Manutenção  mais barata do que a substituição do item por inteiro.

Porém, sempre garanta que está adquirindo máquinas normatizadas. Se for preciso, solicite um treinamento para o fabricante.

A Murrelektronik é sua parceira quando o assunto é automação industrial, desde o painel elétrico até o campo. Se interessou pelo assunto? Confira mais de nossos artigos no blog e passe na página de cases de sucesso para ler a história de quem conseguiu alcançar o topo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.