Cooperação entre Plattform Industrie 4.0 e Industrial Internet Consortium

Para nós do Blog de Automação, buscar conteúdos ricos e muitas vezes exclusivos é um dos nossos principais objetivo. Em 2017 começamos uma parceria com a Plattform Industrie 4.0 – Organização Alemã, que dedica-se exclusivamente a Industria 4.0. Nossa parceria com eles é desenvolver uma compreensão geral e consistente sobre Indústria 4.0 aos nossos leitores brasileiros. Esperamos que essa e outras parcerias que virão possam te ajudar no seu dia-a-dia, aumentando seus conhecimentos e experiências.

Representantes da Plattform Industrie 4.0 e Industrial Internet Consortium se reuniram em Zurique, Suíça, para explorar o possível alinhamento dos seus dois esforços de arquitetura, respectivamente, o Modelo de arquitetura de referência para Indústria 4.0 (RAMI4.0) e a Arquitetura de referência da Internet industrial (IIRA). A reunião foi um sucesso, com reconhecimento comum da natureza complementar dos dois modelos, um mapeamento de rascunho inicial mostrando os relacionamentos diretos entre os elementos dos modelos e um roteiro claro para garantir a interoperabilidade futura. Possíveis tópicos adicionais incluiam colaboração nas áreas de IIC Testbeds e Infraestruturas de instalação de teste I4.0, bem como a padronização, arquiteturas e resultados comerciais na Internet Industrial.

© Robert Bosch GmbH

© Robert Bosch GmbH

Berlim, 03.02.2016. Secretário de Estado, Matthias Machnig, Ministério de relações econômicas e energia: “Nós saudamos a cooperação de ambas as iniciativas como um importante marco na cooperação de empresas internacionalmente. Os pontos fortes combinados da IIC e Plattform Industrie 4.0 serão substancialmente úteis para traçar o caminho para um desenvolvimento mutualmente benéfico de uma economia digitalizada para os nossos negócios internacionais. “

O Prof. Dr. Siegfried Russwurm, membro da presidência da Plattform Industrie 4.0, CTO e membro do conselho de administração da Siemens AG, disse: “colaborar com outras iniciativas é importante, especialmente para a economia voltada à exportação da Alemanha. Estamos muito interessados em cooperar intensivamente com outras pessoas para preparar o caminho para padrões globais. Cooperar com a IIC e com outros consórcios é um passo importante na direção certa”.

Dr. Richard Mark Soley, Diretor executivo da Industrial Internet Consortium, comentou: “o esforço mostra que pessoas técnicas inteligentes podem preencher qualquer lacuna e encontrar uma maneira de resolver problemas que de outra forma poderiam ter criado barreiras para a entrada na adoção da tecnologia IoT para aplicações industriais. Eu aplaudo os participantes e os agradeço pelo seu trabalho inicial e aguardo ansiosamente uma colaboração bem-sucedida para avançar”.

Dr. Werner Struth, membro do Conselho de administração da Bosch: “Essa é uma grande conquista para a adoção da indústria da Internet industrial das coisas, pois simplificará muito escolhas tecnológicas e levará à interoperabilidade muito aprimorada”.

Bernd Leukert, membro do Conselho executivo da SAP, enfatiza a importância do alinhamento entre as iniciativas testbed introduzidas pela IIC e Plattform Industrie 4.0: “Isso permitirá uma cooperação internacional muito mais tranquila entre empresas menores e empresas maiores para testar casos de uso e para iniciar padrões”.

Greg Petroff, Diretor de experiência da GE Digital, afirmou que: “Quebrar as barreiras dos silos de tecnologia e apoiar uma melhor integração desses esforços de arquitetura serão fundamentais para promover a Internet industrial. Essa colaboração ajudará a construir uma comunidade vibrante e unida em torno de padrões que direcionam a integração para resolver os desafios mais difíceis do mundo”.

Robert Martin, Engenheiro principal sênior em Parceria de segurança cibernética, The MITRE Corporation e membro do Comitê de direção da IIC, disse: “Reunir o trabalho da Industrial Internet Consortium e da Plattform Industrie 4.0  Consortium aumentará significativamente o valor internacional de ambos os esforços e ajudará a esclarecer e resolver os problemas e as preocupações que o mercado industrial global da IoT enfrenta de forma mais rápida e eficaz do que qualquer um poderia fazer sozinho.”

“Estou ansioso para ver as duas principais empresas da Internet Industrial das Coisas alinharem seus esforços”, diz Stan Schneider, CEO da Real-Time Innovations (RTI) e membro do Comitê de direção da IIC. “A base sólida da Indústria 4.0 no processo e na fabricação industrial combina bem com a ênfase da IIC nas aplicações emergentes da IIoT na saúde, no transporte, na energia e nas cidades inteligentes. Estamos trabalhando arduamente para alinhar as infraestruturas de conectividade dos padrões subjacentes de conectividade DDS e OPC UA. Estamos ansiosos para impulsionar o crescimento rápido da IIoT em todos os setores”.

A reunião em Zurique foi originalmente proposta pela SAP e pela Bosch como membros dos comitês de direção das duas empresas. A reunião constituiu em um grupo informal que vai continuar seu trabalho na exploração do possível alinhamento entre I4.0 e IIC. O grupo de descobertas abertas e informais incluiam Bosch, Cisco, IIC, Pepperl + Fuchs, SAP, Siemens, Steinbeis Institute e ThingsWise.


Nós do Blog de Automação, sempre procuramos conteúdos e parcerias que agreguem valores aos nosso leitores. Esse texto foi traduzido com Autorização do Site Plattform Industrie 4.0, para ver essa matéria original clique aqui.

Quer aprender mais sobre os produtos e soluções da Murrelektronik? Assine nossa newsletter.

Neste blog você encontra diversos assuntos relacionados ao mundo da Automação Industrial, caso você tenha alguma sugestão de conteúdo click no link abaixo e nos envie!

Botão Sugestões

Se o botão não funcionar, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.