O uso do Disjuntor Eletrônico e a NR12, tem ligação?

É só surgir uma nova norma, uma nova exigência no mercado para que a grande maioria de nós comece a criticá-la. Mas te pergunto: Será que em muitas vezes não sofremos mais do que deveríamos para implantar tal exigência? Será que o uso de disjuntor eletrônico consegue nos ajudar no atendimento da NR12, por exemplo?

O Disjuntor Eletrônico e a NR12!mic3

A NR12 é muito específica quando diz que um painel elétrico energizado, não pode ser aberto, certo? Por conta da forma que sempre operamos nossas máquinas e equipamentos chegamos à conclusão que o tempo de manutenção elétrica aumentaria consideravelmente. Mas, será que não chegamos de forma errada a esta conclusão?

Novas normas, novas exigências não são feitas para “atrasar a nossa vida” como muitos pregam, a sua implantação deve trazer novas formas de pensar, formas de agir e novas tecnologias a serem utilizadas. Por isso, estamos aqui para apresentar o Disjuntor Eletrônico! Equipamento amplamente utilizado em todo o planeta nos painéis elétricos de máquinas e equipamentos.

Olhando pela implantação da NR12, o disjuntor eletrônico tem como principais objetivos permitir o rearme remoto do painel elétrico e identificar qual canal de alimentação está afetado por uma pane elétrica. Mas, vamos falar melhor sobre estes dois itens.

Por que isso é tão importante e como ganhar com a sua implantação?

  • O rearme remoto de canal – Em muitos casos as panes elétricas em componentes de uma máquina são somente sobrecargas, portanto, passageiras. Proporcionar que o canal afetado seja rearmado remotamente (via sistema supervisório ou mesmo no próprio IHM da máquina), ou seja, sem a abertura do painel elétrico é diminuir consideravelmente o tempo de manutenção e ainda atender tranquilamente exigência da NR12;
  • Seletividade de canal de alimentação – Você pode fazer a correta distribuição dos canais de alimentação em corrente contínua utilizando disjuntores eletrônicos, enviando um sinal de cada disjuntor de volta para o CLP. Desta forma, quando um canal é afetado por pane elétrica o CLP (que se mantém ligado por conta da seletividade elétrica implantada) irá identificar exatamente o canal correspondente à falha, mantendo todo o resto da máquina ligado e informando a localização do problema a ser averiguado. Esta possibilidade também irá reduzir em muito o tempo de diagnóstico de falha e consequentemente o tempo de atuação na sua correção. Seletividade de alimentação é tema de um dos nossos artigos.

É possível parar de sofrer, certo?

A tecnologia para a implantação correta de normas como a NR12 está disponível a todos. Justificar sua implantação é muito mais simples do que imaginamos. Mas, para isso devemos repensar as formas habituais de realizarmos nossos projetos e testar novos componentes para o ganho de performance e agilidade.

Disjuntor Eletrônico MIC

MIC

O MIC é o Disjuntor Eletrônico da Murrelektronik. Este componente traz a estabilidade elétrica de corrente contínua esperada há anos para máquinas e equipamentos. Documentos disponibilizados pela Murrelektronik irão lhe auxiliar na compreensão das suas funcionalidades.

Como implantar o disjuntor eletrônico nos seus projetos?

A equipe de Engenharia de Aplicações da Murrelektronik está aguardando seu contato para dar um maior entendimento sobre o uso dos disjuntores eletrônicos e articular devidos testes para a sua empresa.

Faça contato e comece seu atendimento para uso deste importante componente!

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.