Eficiência Energética e Economia de Espaço

Quando a bdtronic desenvolveu o novo conceito da bem sucedida máquina de processos B5090, o objetivo era criar um design mais compacto.

A economia de espaço dentro do painel elétrico foi um assunto importante durante este processo. Para alcançar esse objetivo, apenas equipamentos com grande eficiência energética devem ser utilizados. Por isso as fontes Emparro da Murrelektronik em conjunto com o MIC (Monitor Inteligente de Corrente) foi muito importante para alcançar a economia de espaço desejada.

A bdtronic

A bdtronic fica localizada em Weikersheim no sul da Alemanha. A empresa fabrica máquinas e tem muitos anos de experiência na indústria de processos e automação. As máquinas e sistemas da bdtronic estão presentes em diversas indústrias como, por exemplo, indústria automotiva, indústria de eletrônicos, tecnologia médica, indústria aeroespacial, indústria de bebidas e alimentos entre outras.

Uma importante área de atuação da bdtronic é o desenvolvimento de máquinas para processos e soluções para descarte de resinas reativas e materiais de manipulação. Estes sistemas são desenvolvidos em um conceito modular para que possa ser adaptado em diferentes aplicações em diferentes indústrias.

O sistema totalmente automático para descarte de materiais improdutivos B5090 é muito eficiente para o processo de componentes como resinas reativas. Um alto nível de automação e eficiência energética em todo o processo, garantem uma aplicação de qualidade consistente e de alta produtividade. Seguindo o caminho da modernização os engenheiros da bdtronic traçaram como meta uma máquina com design mais compacto.

B5090_Standard-Dosiermaschinen_02

O Desafio

Este foi um desafio para o pessoal da engenharia elétrica, porque devido a máquina se tornar mais compacta o painel elétrico também deveria seguir o mesmo caminho. Portanto componentes similares deveriam ser instalados num espaço mais limitado. Isso significa que cada milímetro quadrado é importante.

Sendo assim, os engenheiros decidiram usar a fonte de alimentação Emparro da Murrelektronik. A potência fornecida é a mesma da fonte utilizada anteriormente. Portanto, com a largura de 85 milímetros (para o modelo de 20A) ou 65 milímetros (para o modelo de 10A) elas são consideravelmente menores. Devido a sua eficiência energética (até 95%), as fontes Emparro geram menos calor do que as fontes convencionais. Portanto, os componentes não precisam ser instalados distantes da fonte de alimentação.

Bdtronic utiliza o MIC Basic da Murrelektronik, um sistema inteligente para monitoramento do sistema VDC e proteção dos cabos. 4 canais que eram protegidos por disjuntores convencionais agora são monitorados por um componente compacto de apenas 35 milímetros. E em caso de sobrecarga o canal específico é desligado seguramente. Contato auxiliar que requer espaço extra dentro do painel quando utiliza disjuntores são integrados no módulo MIC Basic.

murr-720x480

Eficiência Energética

No final das contas o total de espaço economizado no trilho DIN dentro do painel é de 85 milímetros (largura total de 185 ao invés de 270 milímetros). É por isso que os componentes da Murrelektronik foram importantes na redução de espaço da instalação. E por outro lado ainda existem outros pontos positivos. O borne mola reduz consideravelmente o tempo de montagem. A alta eficiência da Emparro reduz os custos com energia. Os LEDs integrados do MIC asseguram que a corrente de cada canal está de acordo e em caso de curto circuito o diagnóstico é feito com mais agilidade

Ficou curioso? Baixe o comparativo de disjuntores e nosso MIC e descubra mais!

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *