A inteligência artificial na indústria 4.0 e as demandas para clientes finais

A história da automação e do uso da computação no chão de fábrica começou em meados de 1950, mas foi só por volta do ano de 2012 que a inteligência artificial na indústria ganhou notoriedade, no início do que chamamos de 4ª revolução industrial.

Empresas do mundo inteiro passaram a olhar para a inteligência artificial como uma forma de se destacar em um mercado tão competitivo e, assim, desenvolveram tecnologias habilitadoras que trazem para o chão de fábrica:

  • Inteligência de robôs autônomos;
  • Simuladores de projetos,
  • Integradores de sistemas;
  • Cloud computing (acesso remoto a softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados por meio da internet);
  • Internet das Coisas.

Por sua vez essas tecnologias faciliataram o trabalho e conseguiram otimizar o tempo de tarefas que muitas vezes demoravam para serem realizadas.

Desafios da inteligência artificial na indústria

Utilizar soluções com tecnologias de inteligência artificial na indústria também tem seus desafios, como por exemplo, escassez de dados, capacitação de mão de obra, segurança da informação e a integração das equipes de tecnologia da informação (TI) e tecnologia de automação (TA).

Apesar da indústria ter evoluído muito nas últimas décadas, ainda há um salto grande de capacidade computacional x potencial de entrega de dados que a inteligência artificial oferece. Por isso, adequar o chão de fábrica com tecnologias capazes de comportar este tipo de informação também é imprescindível.

Hoje já existem inúmeras ferramentas alternativas que te permitem rodar algoritmos de inteligência artificial na indústria sem que você precise adquirir um computador de alta performance.

Leia também: Como aumentar a competitividade na indústria?

Como a Murrelektronik pode ajudar?

A Murrelektronik possui um conglomerado de empresas especializadas em demandas industriais. Uma delas é a X-Sensors, braço responsável por soluções de inteligência artificial na indústria, capaz de ajudar clientes finais a ganharem competitividade, utilizando dados e diagnósticos para melhorar sua produtividade.

A X-Sensors chegou com uma estrutura completa de soluções para leitura de dados em aplicações customizadas, digital twins (representações digitais de objetos e sistemas físicos) ou dashboards.

A companhia também oferece o AINDA ANALYTICS, um software simples que te permite trabalhar com dados complexos, com visualizações avançadas e robustas de algoritmos de inteligência artificial.

O AINDA ANALYTICS conta com alertas de eventos e tem o objetivo de apoiar os clientes finais na tomada de decisões, para que elas sejam assertivas.

Dentro da plataforma é possível captar diversos dados de inteligência artificial na indústria, como:

  • Condições de monitoramento;
  • Técnicas de manutenção preditiva (ajudam a prever quando uma manutenção é necessária);
  • Algorítimos para processos e estratégias;
  • Algorítimos de otimização.

Quer saber como a X-Sensors pode ajudar a sua empresa na captação e interpretação de dados de forma eficiente, simples e rápida? Fale conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.