competitividade na indústria

Como aumentar a competitividade na indústria?

A competitividade na indústria é um assunto bastante discutido nos fóruns dos principais setores fabris. A realidade atual tributária, econômica e o ambiente de negócios do país dificulta o crescimento de pequenas e médias empresas que competem desigualmente com grandes indústrias multinacionais.

Entre 18 potências mundiais, o Brasil é o penúltimo colocado no ranking de competitividade do estudo publicado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) – mesmo com a redução de burocracias para abertura de empresas no país e com alguns avanços que tivemos nos últimos anos.

Estes dados mostram o quanto há para melhorar e as oportunidades que as pequenas e médias empresas podem aproveitar para crescer e ganhar competitividade na indústria. Mas para que isso aconteça mesmo em um cenário desfavorável no país é preciso, sobretudo, olhar para dentro.

4 pilares para aumentar a competitividade na indústria

Alguns fatores são essenciais para o crescimento de uma indústria. Por isso, a Murrelektronik separou os quatro principais pilares para que sua empresa cresça de maneira sustentável e possa vir a competir com grandes empresas:

Pessoas: sabe o que os países que estão mais bem posicionados no ranking do CNI têm em comum? Em poucas décadas, eles investiram bilhões em educação – garantindo a formação de pessoas do ensino básico ao superior e a qualificação de profissionais.

Ou seja, para crescer e ter competitividade na indústria é preciso investir na capacitação de pessoas e em mão de obra qualificada.

Processos: nenhuma indústria pode ser chamada de indústria se não trabalhar constantemente na melhoria de seus processos. Redesenhá-los está muito ligado a maneira como você exerce o seu modelo de gestão e enxerga a produtividade e o monitoramento dos processos operacionais.

Gestão: saber como gerir seus públicos internos (colaboradores) e externos (acionistas, fornecedores e clientes) é um dos maiores desafios para aumentar a competitividade na indústria. Encontrar o equilíbrio para este pilar é obter ganhos com redução de custos, aumento de produtividade e melhoria de eficiência operacional.

Tecnologia: mesmo com todos os pilares em dia, sua empresa não será competitiva se não investir em tecnologia. Estar à frente dos seus concorrentes na aplicação de soluções inteligentes na linha de produção é olhar para o crescimento da sua indústria. Portanto, não pense se você deve ou não aplicar tecnologias na sua empresa, pergunte-se quando e como você vai fazer.

Leia também: IO-Link: coleta de dados que aumentam a sua competitividade

Como a automação pode ajudar na competitividade

O conceito de indústria 4.0 é uma realidade no Brasil e no mundo já há algum tempo e, a cada ano que passa, se torna ainda mais enraizado no dia a dia das empresas. Isso quer dizer que se a sua empresa ainda vive um modelo arcaico de indústria, você dificilmente terá destaque e competitividade na indústria.

Neste ponto, a automação exerce um papel tecnológico acessível e facilitador, que olha para os processos com uma ótica voltada para a produtividade, alto desempenho e disponibilidade na indústria. Com ela, pequenas empresas passam a ganhar destaque e competem com fair play com o restante do mercado, tornando o cenário menos agressivo e mais igualitário para todos.

Leia também: DIGA: Diagnóstico rápido, fácil e na palma da mão

O futuro é agora!

A indústria precisa se unir para alcançar mudanças efetivas e combater cada vez mais a pressão financeira e a competitividade na indústria, por isso, a Murrelektronik lançou o movimento GO!Murr, que consiste em incentivar empresas a olharem pela mudança tecnológica em suas plantas do conceito de construção à adequação de máquinas em operação.

Acreditamos que quando o chão de fábrica ganha produtividade, todas as áreas da indústria também ganham e que com tecnologia e o conceito de instalação descentralizado é possível reduzir em até 30% os custos de operação de uma fábrica.

Se você quer saber como os consultores da Murrelektronik podem te ajudar a mudar a produtividade da sua indústria, clique aqui e fale com um especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.