Módulos fieldbus MVK Metal da Murrelektronik aplicados na KUKA Robotic

Os módulos fieldbus MVK Metal da Murrelektronik permitem à KUKA Robotics alcançar os menores tempos possíveis para troca de ferramenta com seus robôs em aplicações na armação de carrocerias.

A KUKA Robotics é uma das líderes mundiais na fabricação de robôs industriais. A empresa oferece uma gama única de produtos abrangendo quase todas as categorias de carga comum e tipos de robôs. Suas inovadoras soluções robóticas estão instaladas em uma variedade de indústrias.

Na indústria automotiva, os robôs contribuem tanto com a otimização quanto com a flexibilidade dentro da produção. Diversos robôs trabalham juntos para aumentar a precisão ou para o transporte de peças pesadas dentro de curtos períodos. Nesses setores de armação de carrocerias totalmente automatizados, os equipamentos precisam ser trocados centenas de vezes ao dia. Isso requer sistemas de automação flexíveis, de modo que o tempo para troca de ferramenta e retomada da produção possa ser reduzido ao mínimo.

A mais recente geração de robôs da KUKA é instalada nas estações de solda de grandes montadoras onde são produzidas portas, capôs ou carrocerias. Os especialistas eletrônicos da KUKA usam os resistentes módulos de Fieldbus MVK Metal da Murrelektronik nos trocadores de ferramentas dos robôs a fim de atenderem às exigências de uma solução de automação eficiente.
MVK_KUKA

Esses componentes usam o protocolo PROFINET e dão suporte a uma função de início rápido, o que significa que o tempo de conexão da voltagem até a troca de dados é de menos de 500 ms. Os parâmetros que precisam ser transferidos são pré-definidos de modo que a quantidade de dados transferida no momento da inicialização pode ser mantida baixa. Apenas os dados mais importantes são transferidos até o controle. Além disso, os módulos ativamente avisam o controle quando estão disponíveis para comunicação, sem esperar pela solicitação cíclica, assim, acelerando ainda mais o processo.

A KUKA usa os módulos MVK Metal com terminais push pull, pois são facilmente montados sem a necessidade de ferramentas, o que diminui o tempo de instalação. Conectores com fiação prévia e previamente testados eliminam erros enquanto que os contatos internos ficam protegidos de influências externas. Os módulos MVK Metal têm carcaças de zinco fundido com revestimento protetor, tornando-os resistentes às faíscas de solda, óleos e lubrificantes. Além disso, são muito resistentes a choques e vibrações.

O diagnóstico de canal único da MVK Metal é outra característica importante para os engenheiros da KUKA. Os LEDs indicam a conexão dos módulos e a situação de suprimento. Em caso de erro, apenas os canais afetados são desligados, mantendo algumas operações em funcionamento de modo a diminuir o tempo de parada.

Quer conhecer mais sobre a linha MVK da Murrelektronik?

Baixe agora mesmo nosso material!

Botões_Material

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.