NR12 - MSDD

NR12 – Não abrirás o painel eletrizado!

Sabemos que as Normas Regulamentadoras – NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são obrigatórias pelas empresas privadas e públicas que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. O não cumprimento dessas normas acarretará ao empregador a aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente. Para o “Mundo da Automação Industrial” as principais normas que nos regem são a NR10 (segurança em instalações e serviços em eletricidade) e a NR12 (SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS).

As NR10 e NR12 possuem a difícil tarefa de garantir a segurança do trabalhador em máquinas, equipamentos, instalações e serviços de eletricidade. Culturalmente, o trabalhador brasileiro não se preocupa com a própria segurança. Máquinas que no Brasil possuem uma gaiola de proteção, no Japão são protegidas com apenas uma placa dizendo “não entre”.

A NR12 vem sendo tema de muitos trabalhos nos últimos anos. Nem todos ainda se adequaram e nem todos se adequaram corretamente. Como nosso colega, o Engenheiro Raphael Calegari já falou em um outro post  “…novas normas, novas exigências não são feitas para “atrasar a nossa vida” como muitos pregam…” Afinal de contas, não é possível mensurar uma vida.

No começo do ano, no mesmo post citado acima, falamos sobre o quão claro a NR12 é em relação à abertura de um painel energizado e como o disjuntor eletrônico poderia ajudar neste caso. Mas o problema nem sempre com a alimentação, muitas vezes o painel precisa ser aberto para se ter acesso ao controlador da máquina.

Então entramos em cena mais uma vez.

As tomadas para painel da Murrelektronik estão de acordo com as principais normas regulamentadoras do mundo. Transmitir alimentação e comunicação de uma maneira rápida, segura e simples. Mais de 10.000 combinações possíveis para garantir seu painel fechado. O sistema modular se tornou ainda mais versátil e oferece muitas oportunidades para uso nacional e internacional. As interfaces das tomas permitem o acesso fácil para o controle, em diagnósticos de máquinas e de manutenção, facilitando a conexão de dispositivos externos com o PLCs.

Quer aprender mais sobre os produtos e soluções da Murrelektronik? Assine nossa newsletter.

Aproveito e deixo aqui, mais um post interessante sobre Segurança.

Caso tenha alguma dúvida entre em contato com nossa engenharia de aplicação, estamos a disposição para esclarecermos esse e outros assuntos relacionados a Automação Industrial.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.