profinet

O fantástico mundo de ProfiNet! Configurações e Aplicações é aqui!

Conforme você já deve ter comprovado em nossa pesquisa a rede industrial ProfiNet, representa aproximadamente 20% de nosso mercado e embora este percentual pareça um pouco baixo em um primeiro momento, isso fez com que ela ocupasse o segundo lugar como a rede mais utilizada em ambientes industriais. É uma verdade que o ProfiNet IO é conhecido por muitos, mas você conhece as outras principais configurações e aplicações da rede ProfiNet? Então, temos muito que conversar, acompanhe este texto e vamos explorar este mundo juntos.

O que é Profinet?

Antes de falar sobre os tipos e aplicações da rede ProfiNet, vamos lembrar do conceito desta rede industrial em si, o ProfiNet é uma rede industrial baseada no padrão Ethernet IEEE 802.3, ou seja, a ideia era buscar todos os benefícios e o conforto proporcionados pelas redes coorporativas em escritórios do mundo todo para o ambiente industrial. Então, podemos concluir que a rede ProfiNet é basicamente uma versão do Profibus baseada no padrão Ethernet? Se isso ajudar em seu entendimento e em termos de mercado, é válido, porém isso não é totalmente correto, pois embora o ProfiNet tenha sido desenvolvido para ser uma versão Ethernet do Profibus, ambas as redes são totalmente diferentes em termos de arquitetura, topologia, velocidade, desempenho, quantidade de pontos, versatilidade, alcance e é claro muitos outros tópicos que poderia até mesmo originar um segundo post.

Qual é a configuração do ProfiNet que eu utilizo na minha aplicação?

A configuração mais utilizada do Profinet é conhecida como ProfiNet IO e em termos de aplicação é similar ao Profibus, onde dispositivos de campo estão constantemente fazendo aquisição de dados de leitura de sensores e/ou acionamento de atuadores. Todos estes dispositivos de campo e suas características são reconhecidos por um arquivo chamado de GSDML, este nome soa familiar? Provavelmente sim, pois ele vem da ideia do GSD do Profibus, porém baseada em XML, o que permite que vários equipamentos de fabricantes diferentes possam se comunicar dentro de uma mesma rede ProfiNet IO.

Eu posso utilizar motores na rede ProfiNet IO?

Aplicações com motores geralmente exigem um tempo de resposta e um sincronismo críticos, pois existem variáveis mecânicas no processo e que precisam estar alinhadas para que seja possível realizar o processo ou até mesmo para se evitar que aconteçam acidentes. Mas, para isso existe uma configuração conhecida dentro do ProfiNet IO conhecida como IRT ou do inglês Isochronous Real Time, que permite que seja possível definir prioridades dentro da rede para que os pacotes de dados dos motores sejam enviados e recebidos primeiro para que possa se manter um bom sincronismo entre eles, por exemplo.

Eu gostei do IRT, mas isso significa que eu posso utilizar na minha aplicação em ProfiNet IO? Para utilizar este tipo de configuração é de suma importância que o hardware seja compatível com IRT, portanto se existe o interesse ou a necessidade de se utilizar este tipo de configuração, é importante escolher produtos que estejam preparados para este tipo de configuração durante a fase de especificação do projeto.

Eu posso utilizar o ProfiNet para aplicações de segurança?

É claro que sim, para isso existe o protocolo de segurança do ProfiNet conhecido como ProfiSafe e que pode garantir até a categoria 4 pela norma EN 954-1 e SIL3 norma IEC/EM 61508 (Se todo o restante da aplicação também atender os requisitos, obviamente), o que permite que você tenha uma comunicação padrão com os benefícios da segurança integrados ao sistema.

No Brasil, o número de aplicações utilizando o padrão ProfiSafe tem crescido cada vez mais, portanto ao que tudo indica, em alguns anos está tecnologia estará mais acessível economicamente para um número maior de aplicações em empresas de diversos segmentos.

É possível reduzir os meus gastos com energia elétrica através do Profinet?

Para este tipo de aplicação existe o PROFIenergy, que foi pensado exatamente para aplicações/projetos que visam aumentar os seus níveis de eficiência energética por solicitação do famoso grupo de fabricantes alemães conhecido como AIDA (Audi, BMW, Mercedes-Benz, Porsche e Volkswagen).

O PROFIenergy permite um controle e adminstração do consumo de energia elétrica dos componentes da rede através da rede ProfiNet e com essas informações, ele consegue contribuir significantemente para o aumento da eficiência energética.

A rede ProfiNet acaba por aqui?

Definitivamente não, o conteúdo disponível sobre a rede ProfiNet é muito amplo, além de estar em constante evolução e aqui abordamos apenas um pedaço deste grande mundo de tecnologia industrial que é responsável por muitas plantas operando ao redor do mundo neste exato momento.

Espero ter contribuído para o seu conhecimento e nos vemos em meu próximo post!

Estas informações foram importantes para você? Sugira outras! Isso mesmo! Gostaria de saber outras questões referentes a instalação de cabos industriais? Sugira temas para os quais devemos escrever para você. Entre em contato com a nossa equipe (no link abaixo) nos informe sobre um assunto da sua necessidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.