O Que é Ethernet Industrial e Como se Aplica na Automação?

O Que é Ethernet Industrial e Como se Aplica na Automação?

Para entender o que é ethernet industrial, primeiro é preciso compreender o que é ethernet em si. O ano é 1973. A empresa Xerox Palo Alto Research Center, berço de invenções que revolucionaram o mundo moderno, como o mouse a impressora a laser. Foi em um simples relatório que Robert Metcalfe descreveu o potencial da tecnologia de rede local.

Ele criou o que a maioria das pessoas conhece, nos dias de hoje, como LAN — Local Area Network, ou rede área local. São dispositivos que estão interligados de maneira física. Também conhecida como ethernet, uma tecnologia de arquitetura de conexão de redes locais.

O que é ethernet industrial?

Agora que você já entendeu o que é ethernet e como a tecnologia surgiu, é muito mais fácil compreender sua variação industrial. Existem algumas variedades principais de rede ethernet utilizada em indústrias: Profinet, Ethernet/IP e Ethercat. Hoje trataremos da Ethernet/IP, uma das mais difundida.

Você já sabe que a ethernet é um meio físico de interligação, correto? Esse espaço pode ser a sua casa, uma loja ou mesmo uma fábrica. Os criadores da Ethernet/IP queriam desenvolver um novo protocolo especialmente pensado para a aplicação industrial, e foi daí que a mesma surgiu.

É preciso conectar os dispositivos que estão no chão de fábrica entre si e também com os CLPs.

Como essa rede se aplica na automação industrial?

Entender o que é ethernet industrial é essencial para compreender sua aplicação e importância. Com ela você tem a possibilidade de contar com uma disponibilidade de dados grande, disponibilizando pontos de acesso em diferentes locais da linha de produção. Além disso, também passa a transmitir dados de imagem e texto, desenvolvendo diagnósticos e relatórios detalhados e ricos.

Também podemos destacar a possibilidade de configuração, suporte e manutenção remotos. É preciso frisar, porém, que se seu objetivo é utilizar uma rede ethernet em sua fábrica, busque e instale protocolo especificamente desenvolvidos para este fim. De nada adianta implementar uma rede comercial, pois não será capaz de alcançar seus objetivos.

Se você se interessa por este assunto e quer saber mais sobre automação industrial continue acompanhando o blog da Murrelektronik! Sempre postamos artigos ricos para te ajudar da maneira mais completa possível.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.