o que é internet das coisas

O Que é Internet das Coisas e Como Será na Indústria 4.0

Você sabe o que é internet das coisas? Já ouviu falar no conceito? Nos dias de hoje, é comum termos objetos diversos que têm a capacidade de serem ligados à rede mundial de computadores. São Smart TVs, videogames, celulares, relógios, automóveis, eletrodomésticos, entre outros.

No contexto da Indústria 4.0, as máquinas utilizadas para automatizar o processo produtivo também são interligadas à rede e, por meio desse processo, é possível realizar a comunicação e coleta de informações dos produtos fabricados.  

Interessante, não? Acompanhe este artigo e saiba mais sobre o assunto!

O que é Internet das Coisas? 

O termo Internet das Coisas, com sigla em inglês IOT (Internet of Things), pode ser explicado como a possibilidade de objetos de uso cotidiano terem acesso à rede mundial de computadores.

Ao conectar instrumentos à web podemos acompanhar o desenvolvimento de fábricas inteligentes com equipamentos ligados à rede, que realizam à leitura de dados. A Internet das Coisas possibilita a automatização e programação dos processos produtivos.

A ideia de conectar objetos começou a ser discutida em 1991, quando a internet começou a se popularizar. A partir do ano de 1999, o termo Internet das Coisas passou foi proposta.

De acordo com o especialista, fatores como a limitação de tempo e rotina corrida farão com que as pessoas utilizem a internet de uma maneira diferente, cada vez mais inteligente e otimizada. A proposta criada pelo conceito tem como objetivo atribuir maiores atividades aos objetos que são conectados à rede.

Entenda como a Internet das Coisas está associada à Indústria 4.0

A implantação do conceito proposto pela Internet das Coisas proporcionou transformações crescentes no contexto da Indústria 4.0, principalmente do desenvolvimento de “máquinas inteligentes” e capacitadas a trocarem informações e fornecerem dados valiosos.

Todo esse material é essencial para a realização de análises importantes para execução de ajustes que podem otimizar o alcance resultados, como redução de custos, melhoria produtiva e diminuição de perdas e falhas.

A integração de dispositivos aumenta a capacidade produtiva das grandes indústrias, automatizando processos rotineiros,que antes demandavam tempo e capacidades técnicas humanas, como, por exemplo, captação de dados e informações do ciclo produtivo.

A Internet das Coisas possibilita maior eficiência nos processos e promete transformar o papel do homem diante das suas necessidades diárias. É possível enxergar projetos que desenvolvem a automatização de ambientes, fato que aponta para uma nova relação entre os objetos e o homem.

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe! Aproveite e confira mais no blog da Murreletronik!

Facebooktwitterlinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.