O que é IO-LINK e por que utiliza-lo

O que é IO-Link?             

É um protocolo de comunicação de dados aberto capaz de comunicar sensores, atuadores e outros componentes preparados para este padrão. Forma uma rede ponto a ponto entre um componente (sensores, atuadores, pressostatos etc.) e um Master IO-Link(ponto no I/O remoto.

O que o ele permite?

Que você faça o setup, diagnóstico, teste ou comunicação de sinais digitais (24Vdc)ou de referências analógicas (de medidores, por exemplo) entre o I/O Remoto e o componente IO-Link utilizando um cabo comum (4 vias, conector M12, Sem malha) SEM  INTERFERÊNCIA HUMANA

Os componentes IO-Link

Os componentes IO-LINK  trabalham com função setup, teste, diagnose e comunicação acionados à distância,  por exemplo, selecionados pelo CLP ou supervisório, comunicados pelo I/O Remoto IO-Link.

No caso de sensores mais complexos, como detectores óticos de marca para máquinas de embalagem ou pressostatos em um processo de produção, é possível ajustar suas referências diretamente pela programação do CLP ou mesmo registrar seus dados de referência para serem armazenados como evidência em controle de qualidade, ou processos de rastreabilidade.

IO-Link e o IO-Remoto: uma boa solução

Em máquinas e equipamentos simples é rara a mistura entre sinais digitais comuns (em 24Vdc) e sinais analógicos, mesmo ainda a utilização de componentes simples como sensores, válvulas e chaves , com componentes mais complexos como pressostatos, sensores óticos de cor ou marca.

A questão é que, em máquinas e equipamentos mais complexos, é comum o convívio entre componentes simples e componentes avançados. Quando falamos da utilização de I/O Remoto esta complexidade em muitos casos inviabilizavam a aplicação.

O IO-Link veio na medida certa para ajudar nesta viabilidade, atuando como uma rede curta, permiti novas atribuições ao I/O Remoto e funcionalidades importantes para componentes que sempre estiveram presentes no chão de fábrica.

3 benefícios na utilização do IO-LINK

  1. Mais produtividade

O IO-LINK permite desenvolver uma manutenção preventiva, isto é, com diagnósticos rápidos, ele antecipa o problema e inibe futuras paradas de máquinas.

2. Diagnostico rápido e eficiente

Ter um diagnóstico rápido permite que se gaste menos com manutenções preditivas, além de proporcionar uma maior integração de todos os dispositivos.

3. Monitoramento remoto

Ter um monitoramento remoto é essencial para a segurança do chão de fábrica. Através dele conseguimos acompanhar as saídas dos sensores, receber alertas de seguranças e realizar configurações de qualquer lugar.

Quer saber mais sobre IO-LINK?

Assista ao nosso STAY CONNECTED e fique por dentro de todas as novidades sobre automação industrial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *