OEE — O Que é e Como Calcular?

OEE — O Que é e Como Calcular?

A otimização da linha de produção é um dos maiores objetivos em qualquer planta industrial, e é exatamente este o fim do OEE, sigla para o termo de língua inglesa Overall Equipment Effectiveness. Em português, Eficácia Geral dos Equipamentos. Entenda mais sobre o que é OEE e quais são as suas principais aplicações ao longo deste artigo.

Overall Equipment Effectiveness — OEE: o que é? 

Antes de entender o que é OEE, primeiro é preciso entender que o mesmo é um KPI muito importante. Ou seja, um Key Performance Indicator ou indicador-chave de desempenho. O OEE é mais importante do outros indicadores semelhantes porque une métricas das mais diversas áreas, como controle de qualidade e manutenção.

Em suma, o OEE é o que permite à indústria monitorar e calcular todo o desempenho de seu conjunto de máquinas, identificando as altas, baixas e os pontos de melhoria. Quão rápido eu estou produzindo? Quando minhas máquinas ficam disponíveis para operar? Estas e outras perguntas são respondidas por meio do OEE

Como calcular o OEE

Agora que você já sabe o que é OEE, é hora de aprender a calcular esse KPI tão importante para a indústria nos dias atuais. Primeiro, é preciso ter em mente que esse é um indicador percentual. A fórmula é a seguinte:

OEE = Disponibilidade x Performance x Qualidade

Para descobrir o que é performance, disponibilidade e qualidade, é preciso realizar cálculos distintos. Confira!

Disponibilidade 

É a porcentagem de tempo que uma máquina permaneceu funcionando em relação ao tempo que poderia ser utilizada. O tempo deve ser colocado em minutos na fórmula.

Disponibilidade = (tempo produzindo / tempo programado) x 100%

Performance

É porcentagem relativa à velocidade de produção em relação à velocidade padrão. O tempo também deve ser colocado em minutos na fórmula:

Performance = quantidade de produtos produzidos / quantidade de produtos esperada

Qualidade

Além de dados quantitativos, como no tópico acima, também é preciso realizar uma análise qualitativa.

Qualidade = quantidade de produtos produzidos – (quantidade retrabalhada + quantidade perdida) / quantidade de produtos produzidos

Depois de descobrir os valores de performance, qualidade e disponibilidade, basta substituir as porcentagens na fórmula do OEE.

Agora que você já sabe tudo sobre OEE, o que é e como calcular, comece agora mesmo a otimizar a sua produção! Confira mais artigos como este no blog da MurrElektronik e mantenha-se sempre por dentro das novidades.

Facebooktwitterlinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.