Plattform Industrie 4.0: Plano de ação entre Alliance Industrie du Futur

Para nós do Blog de Automação, buscar conteúdos ricos e muitas vezes exclusivos é um dos nossos principais objetivo. Em 2017 começamos uma parceria com a Plattform Industrie 4.0 – Organização Alemã, que dedica-se exclusivamente a Industria 4.0. Nossa parceria com eles é desenvolver uma compreensão geral e consistente sobre Indústria 4.0 aos nossos leitores brasileiros. Esperamos que essa e outras parcerias que virão possam te ajudar no seu dia-a-dia, aumentando seus conhecimentos e experiências.

Alemanha e França como protagonistas no campo de digitalização tiveram iniciativas para manter e melhorar sua posição na indústria de fabricação: Agora, Plattform Industrie 4.0 na Alemanha e Alliance Industrie du Futur na França concordaram em unir forças no seguinte plano de ação:

Ministro da Economia, Indústria e Assuntos Digitais, Emmanuel Marcron (centro), e Ministro Federal para Assuntos Econômicos e Energia, Sigmar Gabriel (direita).

Ministro da Economia, Indústria e Assuntos Digitais, Emmanuel Marcron (centro), e Ministro Federal para Assuntos Econômicos e Energia, Sigmar Gabriel (direita).

Em outubro de 2015, as iniciativas começaram sua cooperação em uma conferência de alto nível comum sobre a digitalização, Conférence Numérique, em Paris. O presidente Hollande, Chanceler Merkel, Ministro Macron e Ministro Gabriel, bem como o presidente Juncker estavam presentes. Desde então, em uma série de oficinas técnicas, foi elaborado um roteiro para a colaboração. As áreas de foco da cooperação, que está estreitamente vinculada às atividades de âmbito Europeu da Commissão da UE, são as seguintes:

Cenários e casos de uso

As iniciativas funcionarão em cenários abrangentes comuns que descrevem o futuro da fabricação que atenda às necessidades do cliente. Os cenários são histórias arquitetônicas, de cima para baixo, tornadas possíveis pela nova tecnologia de fabricação e digital. Para motivar as empresas a se envolverem na transformação digital, são essenciais informações sobre os casos de uso existentes na área de “Industrie du Futur” e “Industrie 4.0”. Casos de uso são exemplos atuais dos processos de fabricação, pilotos e protótipos [pesquisa]. As iniciativas coletarão e exibirão casos de uso franceses e alemães na Feira de Hannover em abril de 2016. Haverá um mapa on-line interligado disponível. No segundo semestre do ano, uma lista comum de cenários será publicada.

Tecnologia e infraestrutura de teste

O objetivo comum é trocar informações sobre desenvolvimentos tecnológicos em ambos os países. Com relação a isso, está prevista uma utilização comum de infraestruturas de teste em ambos os países (uma “rede de laboratório internacional”). As iniciativas têm acesso a várias infraestruturas de teste em seus países. Isso ajudará a SMEs a obter acesso a essas infraestruturas de teste compartilhadas. Além disso, o uso das infraestruturas de teste destina-se a incentivar ações coordenadas para padrões emergentes a serem propostas aos respectivos comitês. No segundo semestre do ano, os primeiros casos de teste conjuntos serão executados em uma infraestrutura de teste comum.

Padronização

A interoperabilidade e a padronização global são de importância crucial. Para impulsionar a padronização para frente e garantir economias prósperas no contexto das estratégias de mercado único e digital único da UE, ambas as iniciativas concordaram em trabalhar em primeiro lugar em uma estrutura comum derivada do RAMI 4.0 (Modelo de arquitetura de referência para Industrie 4.0). Outros tópicos, por exemplo, robótica e fabricação de aditivos serão considerados mais tarde. Uma primeira versão de um roteiro compartilhado para a padronização internacional estará disponível até o final de 2016.

Treinamento e mudanças nos requisitos de qualificação e organização do trabalho

Para garantir a disponibilidade de pessoas bem educadas no futuro, ambas as iniciativas planejam unir forças. Com relação a este objetivo, será promovida uma colaboração mais estreita entre universidades e institutos de pesquisa. Uma Academia francesa-alemã planejada também trocará informações sobre as consequências das tecnologias digitais na organização do trabalho e nas competências na força de trabalho.

Sobre a Alliance Industrie du Futur

Criada em julho de 2015, a Alliance Industrie du Futur reúne organizações profissionais da indústria e da tecnologia digital, juntamente com parceiros acadêmicos e tecnológicos, todos reunidos em torno de uma ambição comum: fazer da França um líder na renovação industrial do mundo. A Alliance Industrie du Futur é encarregada de colocar em prática o projeto da Indústria Nacional do Futuro, lançado pelo Governo francês em abril de 2015, no âmbito da revisão organizacional da Nova Face da Indústria na França. A Alliance Industrie du Futur tem um mandato especial para apoiar as empresas na transformação de seus modelos de negócios, sua organização e seus métodos de design e marketing, em um mundo no qual novas ferramentas baseadas, por exemplo, no digital, na fabricação de aditivos, em novos materiais e na robótica avançada estão derrubando as barreiras entre a indústria e os serviços.


Nós do Blog de Automação, sempre procuramos conteúdos e parcerias que agreguem valores aos nosso leitores. Esse texto foi traduzido com Autorização do Site Plattform Industrie 4.0, para ver essa matéria original clique aqui.

Quer aprender mais sobre os produtos e soluções da Murrelektronik? Assine nossa newsletter.

Neste blog você encontra diversos assuntos relacionados ao mundo da Automação Industrial, caso você tenha alguma sugestão de conteúdo click no link abaixo e nos envie!

Botão Sugestões

Se o botão não funcionar, clique aqui.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.