Plattform Industrie 4.0 – O plano de fundo para a Plattform Industrie 4.0

Para nós do Blog de Automação, buscar conteúdos ricos e muitas vezes exclusivos é um dos nossos principais objetivo. Em 2017 começamos uma parceria com a Plattform Industrie 4.0 – Organização Alemã, que dedica-se exclusivamente a Industria 4.0. Nossa parceria com eles é desenvolver uma compreensão geral e consistente sobre Indústria 4.0 aos nossos leitores brasileiros. Esperamos que essa e outras parcerias que virão possam te ajudar no seu dia-a-dia, aumentando seus conhecimentos e experiências.

Como a Alemanha pode se tornar o principal fornecedor de equipamentos de fábrica da Indústria 4.0? Como a Alemanha pode melhorar ainda mais sua competitividade como um local de produção por meio de Indústria 4.0? Qual o papel que a Alemanha pode desempenhar na definição de padrões e como a Indústria 4.0 pode beneficiar as pessoas no mundo do trabalho? A Plattform Industrie 4.0 visa encontrar respostas para essas questões através do diálogo. Juntos, empresas e seus funcionários, sindicatos, associações, ciência e política desejam causar um grande impacto. Recomendações ambiciosas, mas realizáveis, devem ser elaboradas para todas as partes interessadas, incluindo o início de padrões apropriados. Além disso, uma agenda de pesquisa coerente baseada nas necessidades dos operadores deve ser desenvolvida. Finalmente, devem ser identificados exemplos práticos convincentes que demonstram os vários efeitos das redes de produção e de valor em rede e os benefícios de novos modelos de negócios e de trabalho.

Como a plataforma se vê

A plataforma visa desenvolver recomendações conjuntas para todas as partes interessadas, que servem de base para uma estrutura consistente e confiável. A plataforma iniciará alianças e redes no estágio pré-competitivo que apoia a evolução das habilidades empresariais e da energia presente na Alemanha. A plataforma visa identificar todas as tendências e desenvolvimentos relevantes no setor de manufatura e combiná-los para produzir uma compreensão geral comum da Indústria 4.0. Isso significa, inversamente, que a plataforma não realiza atividades operacionais no mercado, como centros de demonstração, projetos de pesquisa ou projetos liderados pela empresa, no entanto, ela inicia proativamente e os apoia. Igualmente, na área de padronização, a plataforma não é onde os padrões serão definidos em termos de trabalho de comitê. No entanto, a plataforma deve, de fato, identificar onde é necessária ação em padrões e normas e deve expressar ativamente recomendações para trabalhos de comitês nacionais e internacionais.

 Federal Ministry for Economic Affairs and Energy (BMWi)

© Federal Ministry for Economic Affairs and Energy (BMWi)

 

A estrutura da plataforma

A plataforma é liderada pelo ministro federal da Economia e Energia, Brigitte Zypries, ministra federal da educação e pesquisa, a professora Johanna Wanka, e representantes de alto nível da indústria, da ciência e dos sindicatos. Especialistas em negócios, ciências, associações e sindicatos desenvolvem soluções operacionais junto com representantes de vários ministérios federais em grupos de trabalho temáticos.

Os grupos examinam questões relacionadas com o futuro nas áreas de padronização e normas, segurança de sistemas em rede, estruturas legais, pesquisas e mecanismos de trabalho. O comitê de direção, que inclui representantes empresariais, desenvolve uma estratégia para a implementação técnica das descobertas dos grupos de trabalho. O grupo de estratégia, que inclui representantes da política, associações industriais, ciências, sindicatos, departamentos do governo federal e estados federais, tem como tarefa fornecer liderança política e efeitos de multiplicação no debate sociopolítico sobre os efeitos da Indústria 4.0.

A composição da equipe de gerenciamento da plataforma e uma visão geral das empresas e organizações representadas na plataforma podem ser encontradas aqui (PDF, 125KB).

A história da Plattform Industrie 4.0

A Indústria 4.0 é um dos futuros projetos adotados na “Estratégia de alta tecnologia do plano de ação 2020”. O Governo Federal abordou o rápido desenvolvimento social e tecnológico nesta área e colocou estruturas de cooperação entre todos os atores da inovação na Alemanha. O grupo de trabalho da Indústria 4.0, criado pela Economia da União de Pesquisa – Ciência do BMBF, lançou uma luz sobre os requisitos para um começo bem sucedido na quarta era industrial. Em outubro de 2012, o grupo de trabalho entregou seu relatório intitulado “Implementação de recomendações para o futuro projeto Indústria 4.0”.

As associações BITKOM, VDMA e ZVEI – que representam mais de 6.000 empresas associadas – atuaram na sugestão de continuação e desenvolvimento do projeto Indústria 4.0 e, em abril de 2013, concluiram um acordo de cooperação para executar – sob a forma de uma temática ideal cooperação além dos limites da associação – a Plattform Industrie 4.0. O lançamento da plataforma foi oficialmente anunciado na Feira de Hanover 2013.

Em abril de 2015, a Plattform Industrie 4.0 foi expandido – mais parceiros de empresas, associações, sindicatos, ciência e política foram adicionados.

Nós do Blog de Automação, sempre procuramos conteúdos e parcerias que agreguem valores aos nosso leitores. Esse texto foi traduzido com Autorização do Site Plattform Industrie 4.0, para ver essa matéria original clique aqui.

Quer aprender mais sobre os produtos e soluções da Murrelektronik? Assine nossa newsletter.

Neste blog você encontra diversos assuntos relacionados ao mundo da Automação Industrial, caso você tenha alguma sugestão de conteúdo click no link abaixo e nos envie!

Botão Sugestões

Se o botão não funcionar, clique aqui.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.