Por que o IO-Link da Murr é mais Fácil de Usar?

Integração rápida, curto tempo de start-up ou comissionamento e ainda máxima flexibilidade – Os módulos de rede Impact67 e MVK Metal com IO-Link vão direto ao ponto. Eles são ideais para facilitar a integração dos dispositivos IO-Link na sua aplicação.

Por que o IO-Link da Murr é mais Fácil de Usar?

Por que a integração é tão fácil? A ideia principal é chamada “IODD on Board”, uma avançada tecnologia desenvolvida pela Murrelektronik. Os dados dos sensores e atuadores são armazenados dentro do IODD (IO Device Description, em portugues, Descrição dos Dispositivos de Entrada e Saída) são diretamente incorporados dentro do arquivo GSDML dos módulos de rede da Murrelektronik MVK Metal e Impact67. Se dispositivos (por exemplo sensores IO-Link ou ilhas de válvulas) são conectados, você pode acessar estes dados diretamente e muito convenientemente através o software do seu PLC, sem necessidade de ajustar parâmetros manuais, ferramentas especiais ou outro software.

Mas o que é IO-Link?

IO-Link é uma tecnologia usada para facilitar a instalação de alguns dispositivos que precisam de parametrização manual. O Exemplo de dispositivo mais usado é o pressostato. Para instalar um pressostato o fabricante da máquina deve fazer a fiação, fazer o software e quando instala ainda deve ir até o dispositivo energizado e parametrizar com que pressão o contato deverá atuar. E o que acontece com o cliente final? Sempre que precisar trocar o dispositivo, precisa configurar novamente.

O IO-Link é uma rede de campo ponto a ponto. Alguns dizem que ela surgiu para substituir as redes seriais, outros que ela surgiu para alcançar o último metro sem rede (cabo do sensor). A aplicação ideal é aquele dispositivo que você precisa configurar manualmente.

Mas o que aconteceu na prática? Bom, não ficou tão fácil assim… Para o cliente final, ficou mais fácil. Se precisar trocar o dispositivo, o IO-Link Master descarrega os parâmetros diretamente no dispositivo. Mas e para o fabricante de máquinas? Para cada dispositivo, os fornecedores fizeram um software. Então o fabricante que usa o dispositivo IO-Link precisava fazer a fiação, fazer o software no PLC, configurar o software do dispositivo IO-Link… não é mais manual no dispositivo, mas é um a um com diversos softwares diferentes…

E o que o fabricante de máquinas ganha com o “IODD on board”?

Isto, com certeza, simplifica drasticamente as coisas, como configurar individualmente todo novo dispositivo IO-Link no software, um desperdício de tempo. Na verdade, pode se tornar muito entediante, repetir a mesmo passo a passo para cada sensor IO-Link. Agora isto é passado, uma vez criado, as configurações podem ser duplicadas com um simples copia e cola. Este é o maior benefício para os fabricantes de máquina em série.

Os novos módulos totalmente configuráveis ofereçam também grande vantagem para máquinas especiais, como por exempo: o modo de auto-configuração faz a velocidade no startup se tornar uma realidade. Ajustes nos parâmetros de entrada e saída são elimidados. O canal é configuração de acordo com o comando do PLC.

Embora, se a enfase é na flexibilidade máxima, se selecionado o modo “Expert”, os ajustes podem ser feitos livremente e individualmente com a ajuda do “IO-Link device tool da Murrelektronik”. Um dos benefícios é que os valores individuais não aparecem apenas na forma hexadecimal, mas também são convertidos no formato que você preferir. 

“Fabricantes de máquina em série se beneficiam porque uma vez criada as configurações, eles podem copiar e colar para outras máquinas e controladores quantas vezes for necessário.”
Jörg Krautter | Vice Presidente de Automation

“Modo Expert  permite o máximo da flexibilidade: nós podemos livremente configurar cada parâmetro individualmetne através do nosso IO-Link device tool.”
Bernd Waser | Head of R&D

Nosso “MVK Metal – IO-Link with IODD on Board” foi indicado em uma premiação. E mais uma vez os nossos módulos de I/O “IODD on Board” foram nomeados para um prémio!

Clique aqui e nos ajude a ganhar! Selecione o “MVK Metal – IO-Link with IODD on Board”, vá até o final da pagina e clique em Votar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.