Por que usar Ethernet na indústria?

O que é?

De forma resumida, Ethernet é protocolo de comunicação que suporta uma ampla linha de aplicação.

Onde surgiu?

A rede Ethernet industrial surgiu da necessidade de, em meados dos anos 1980, existir um protocolo aberto para o trabalho de conexão. Na época existiam apenas protocolos exclusivos, o que acabava por limitar a experiência dos usuários às vontades e ao atendimento de fornecedores exclusivos.

Na década de 1990 a Ethernet decolou. Em pouco tempo estava presente nas camadas mais altas da automação industrial. Hoje está cada vez mais desenvolvido e otimizado.

Mas como essa rede se aplica na automação industrial?

Entender o que é ethernet industrial é essencial para compreender sua aplicação e importância. Com ela você tem a possibilidade de contar com uma grande disponibilidade de dados, oferecendo pontos de acesso em diferentes locais da linha de produção. Além disso, também passa a transmitir dados de imagem e texto, desenvolvendo diagnósticos e relatórios detalhados e ricos.

Também podemos destacar a possibilidade de configuração, suporte e manutenção remotos. O que resulta em menos paradas e mais diagnósticos rápidos.

5 vantagens em utilizar Ethernet Industrial!

1-Maior disponibilidade de dados, ao se trabalhar com uma rede Ethernet, é muito mais simples disponibilizar diversos pontos de acesso para uma linha de produção, por exemplo, em nível de supervisão;

2-Diagnósticos mais detalhados, como o padrão Ethernet já está apto a lidar e transmitir dados de imagem e texto, geralmente suportam diagnósticos com certa riqueza de informações e até animações em alguns casos;

3-Configuração, suporte e/ou manutenção podem ser feitos remotamente, graças ao suporte a internet, é possível efetuar ajustes de forma remota apenas disponibilizando a rede local para o usuário via internet;

4-Redução no número de periféricos, a rede Ethernet utiliza uma quantidade menor de periféricos do que a maioria de outros protocolos usados na indústria, tudo isso aliado ao fato de que possui uma arquitetura mais simples na hora da montagem;

5-Opção de atualizações de produtos via internet, da mesma forma que podemos efetuar possíveis reparos remotamente, também é possível atualizar o firmware de alguns produtos através do acesso via internet da aplicação.

Obviamente, a qualidade de um produto e/ou serviço é definida pela necessidade da aplicação, portanto é de suma importância no processo de escolha de uma rede industrial ter conhecimento do projeto onde será implementado este conceito e quais vantagens são importantes para ele.

Boa notícia

Se você quer ter acesso a todos os dispositivos do protocolo de comunicação Ethernet, atendendo todas as necessidades do seu painel elétrico, desde a classificação Cat5 até a classificação Cat7, acesse o link abaixo de nosso Marketplace.

Lá você encontra um escopo completo de Conectores RJ45, Conectores M12 D-Coded, Conectores M12 X-Coded e Conectores M12 Y-Coded, além das possibilidades de encontrar referências de cabos já embutidos com suas devidas conexões. 

E o melhor, tudo rápido e fácil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.