Rede Industrial Modbus

Rede Industrial Modbus uma das mais antiga de todas as redes (Fieldbus)

Impossível falar em Redes Industriais sem falar de Modbus. Talvez a mais antiga de todas as redes (Fieldbus), é até hoje uma das Redes Industriais abertas mais utilizadas em todo o mundo. Vamos então falar um pouco sobre a sua aplicabilidade no mundo atual?

Modbus, uma Rede Industrial criada por um defensor

A primeira versão do Modbus foi entregue ao mercado em 1979, se posicionando assim como uma das Redes Industriais mais antigas ainda em utilização no mercado mundial. Criada pela Modicom, que posteriormente seria adquirida pela Schneider Electric, se tornou mais uma Rede Industrial defendida por uma determinada marca de Controlador.

Já escrevemos um artigo sobre como tomar a melhor decisão na escolha de uma Rede Industrial. Neste artigo falamos sobre a necessidade de alinhar a decisão da Rede Industrial com a marca de CLP utilizada nos eu projeto e/ou homologada pelo seu cliente.

Utilizar uma Rede Industrial não incentivada pela marca de CLP do projeto é uma decisão arriscada e merece consideração de diversas outras questões. Sugerimos sempre no início do planejamento do projeto avaliar quais as marcas de CLP consideradas para a aplicação.

Mas Modbus vai muito além da defesa de um fabricante, certo?

Modbus, utilizada em uma infinidade de equipamentos

Por ser totalmente aberta, não exigindo custos de aquisição de chips ou softwares, Modbus se posicionou como uma rede a ser utilizada em quaisquer equipamentos industriais ou mesmo em aplicações fora do ambiente industrial que necessitavam de comunicação de leitura e escrita. Isso se deve ao fato de não ser necessário pagar por qualquer software ou mesmo por chips de comunicação desta rede, como vemos em grande parte das Redes Industriais fechadas. Acredito que a ODVA não gosta muito disso…

Por isso, é muito comum encontrar IHMs, sinalizadores, medidores, I/O Remotos, placas de comando simples, etc., que tenham como uma das opções a comunicação em Modbus. Isso acontece principalmente com equipamentos de baixo custo, para serem utilizados em instalações mais simples ou utilizando padrões Open Source em toda a sua estrutura.

Assim, o Modbus possibilitou inúmeras aplicações que necessitavam (e necessitam) de um Fieldbus incorporado, para garantir controle, acionamento e leitura de sinais ao longo de uma instalação.

Uma rede que envelheceu

O Modbus na sua versão RTU, foi superado por diversas Redes Industriais quando falamos de velocidade de comunicação, versatilidade de conexão, capacidade de diagnóstico, solução de falhas etc., ou seja, sim o Modbus ao longo do tempo foi envelhecendo. O timeout maior é um dos pontos positivos que ainda são considerados na utilização do Modbus RTU.

Mas, por conta da sua arquitetura aberta, continua ou continuava, com grande apelo ao uso, a não ser que a aplicação já tenha como fundamento o uso de comunicação baseadas em Ethernet. Para falar da evolução do Modbus para Ethernet, preferimos escrever um tópico específico sobre isso.

Uma Rede que evoluiu para a Ethernet

Apesar de ter sido criada na década de 1970, a Rede Modbus vem evoluindo e hoje atende uma das principais tendências das Redes Industriais, a conexão a partir de um protocolo Ethernet.

Na verdade, a evolução do Fieldbus para as Redes baseadas em Ethernet é mais que uma tendência, é uma realidade. As grandes Redes utilizadas hoje no mercado tem sua opção em Ethernet. Associações tem direcionado seu foco para incentivar a adoção do Ethernet no chão de fábrica.

A grande questão é que a evolução do Modbus para a versão Ethernet é basicamente o transporte da sua versão RTU para este novo padrão de comunicação, ou seja, pouco foi feito para modernizar a comunicação. Assim, falhas do Modbus RTU também são encontradas na sua versão Ethernet, o que faz com que ela comece a ser perseguida de perto por um dos seus principais concorrentes, o Ethercat, uma Rede Industrial totalmente aberta e que resolve problemas críticos ainda presente no Modbus.

Quase no final dos primeiros artigos sobre Redes Industriais

Como assim? Você não sabia que estamos à meses escrevendo sobre este assunto? Então faça contato com a nossa equipe de Marketing e peça os links para informações que prestamos sobre as Redes Industriais. Temos certeza que as informações entregues por nós o ajudarão na sua escolha.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.