sistema-o-link-murrelektronik

O sistema IO-Link da Murrelektronik fala o idioma dos seus sensores. Veja os motivos para implementá-lo

Você conhece o sistema IO-Link da Murrelektronik? Se ainda não ouviu falar, saiba que pode estar perdendo tempo e dinheiro. Primeiramente, para que você compreenda melhor, vamos ao início…

De forma resumida, podemos dizer que o IO-Link é um protocolo de comunicação que atua de ponto a ponto, ou seja, trata-se de uma conexão entre dois dispositivos ou nós. Essa comunicação com IO-Link é bidirecional, o que significa que ela funciona nos dois sentidos e em curtas distâncias.

Esse padrão foi desenvolvido pela indústria da automação e atua através de um protocolo de comunicação serial que vai de ponto a ponto. Por isso, tem sido cada vez mais utilizado para possibilitar a comunicação entre sensores e/ou atuadores no chão de fábrica.

Portanto, o sistema IO-Link da Murrelektronik é muito usado na comunicação com sensores e atuadores nas indústrias e empresas e traz eficiência na automação.

Desse modo, ele tem o objetivo de facilitar a integração de dispositivos inteligentes nos conceitos de instalação. A boa notícia é que com o novo modelo, o IO-Link masters, hubs e conversores analógicos facilitarão o acesso e a avaliação de dados, criando transparência desde o nível do dispositivo até a nuvem. 

Sistema IO-Link da Murrelektronik: quais são as vantagens?

O sistema IO-Link da Murrelektronik é universal e é perfeito para quem está iniciando na digitalização. Além disso, é um conceito de IIoT à prova do futuro, exatamente tudo o que você precisa.

Outro benefício é que o sistema é ideal para integrar todos os tipos de sinais de forma rápida e fácil. É também o mais recomendado para quem deseja criar conexões, preferencialmente descentralizadas e sem armários de controle.

Ele fornece tudo o que você precisa para novas máquinas e retrofits para conectar o controlador ao nível do dispositivo usando sistema IO-Link da Murrelektronik e, caso prefira, poderá digitalizá-lo através de uma conexão direta com a nuvem.

Vale ressaltar que os processos padronizados contribuem e muito no gerenciamento da crescente complexidade no mundo da manufatura e na necessidade de reagir rapidamente às mudanças nas demandas dos clientes. 

Não é à toa que são considerados como a base da transformação digital. Por isso, é crucial ter em mente que os processos de desenvolvimento, planejamento, instalação e fabricação em plataformas digitais não podem acontecer sem padronização.

Módulos Pro-Master

A boa notícia é que temos uma ferramenta muito eficiente quando se trata de padronizar conceitos de máquinas: os nossos novos módulos Pro-Master que podem conectar tudo a tudo, em todos os lugares e em todos os idiomas.

Se ficou curioso sobre quais são esses módulos, confira mais detalhes abaixo:

  • Possuem oito portas multifuncionais que permitem conectar todos os tipos de sinal enquanto fornecem dispositivos conectados com até 4A por porta.
  • Têm três protocolos de fieldbus e aprovações mundiais que garantem que o sistema possa ser configurado da mesma maneira, onde quer que seja instalado.
  • Têm a SMI (interface mestre padrão) integrada que permite que os dados sejam acessados por meio de protocolos IIoT, como OPC UA, JSON REST API e MQTT para configuração padronizada, independentemente do  fieldbus e do sistema!

Sem dúvidas, uma oportunidade de alcançar o sucesso econômico por meio da padronização.

Sobre o CLOUD NO 9 — Temos um caminho direto para a nuvem

No mundo da digitalização, os conceitos e tecnologias modernas de automação são impensáveis. 

Eles fazem com que os processos sejam mais eficientes e ágeis, trazem maior disponibilidade de máquinas, novos modelos de negócios e acesso permanente a dados (para identificação, diagnóstico e configuração), bem como exigem uma comunicação transparente desde o nível mais baixo do dispositivo até a última geração.

Ao contar com a Murrelektronik para tornar a comunicação de sinal de ponta a ponta em fluxos de trabalho interconectados, o processamento ocorre com maior assertividade e eficiência. Não podemos nos esquecer de mencionar que o  MVK Pro e o Impact67 Pro são verdadeiros “cavalos de batalha” quando se trata da digitalização de máquinas, instalações e gerenciamento de cada vez mais dados em pouco tempo.

Esse é o momento de preparar o seu sistema IO-Link da Murrelektronik para o futuro!  Que tal criar uma variedade de conceitos de digitalização enquanto obtém sucesso econômico com o IO-Link e os nossos módulos Pro-Master?

Leia também: O que torna a Murrelektronik o parceiro ideal para trazer mais flexibilidade e eficiência às suas máquinas? 

Sistema Universal

Com o sistema IO-Link da Murrelektronik você garante tempos de comissionamento mais curtos, custos mais baixos, maior produtividade e opções simplificadas de serviço/manutenção.

De mestres, hubs, conversores e dispositivos à tecnologia de conexão, tudo funciona em conjunto sendo otimizado para a aplicação, veja a seguir:

  • Dispositivos pré-configurados garantem o início mais rápido e fácil possível, sem importar um ODD ou usar uma ferramenta de configuração.
  • O modo de configuração automática detecta automaticamente se uma entrada ou saída foi conectada para que os dados do processo possam ser lidos ou gravados imediatamente.
  • A funcionalidade IODD a bordo (PROFINET) simplifica bastante a configuração do controlador. As configurações são exibidas em um texto simples no programa de controle, tornando a leitura demorada de manuais uma coisa do passado.

Inovação e conectividade

Para máquinas mais eficientes, flexíveis e econômicas, o padrão de comunicação IO-Link é sem dúvidas, o mais indicado. O sistema IO-Link da Murrelektronik cria toda a infraestrutura necessária para a transmissão de dados.

Portanto, sejam fontes de alimentação, luzes de sinalização ou conversores analógicos, nós podemos oferecer vários dispositivos com uma interface IO-Link integrada. 

Como fornecedor único de componentes de instalação de máquinas, oferecemos mais de 75.000 conjuntos de cabos diferentes para sinais, dados e energia, a maior variedade do mercado. As conexões usam um dos três tipos de conectores diferentes:

  • Sinais
  • Dados
  • Potência

A Murrelektronik é especialista na implementação de conceitos de instalação perfeitamente adaptados às suas aplicações. Usando uma variedade de abordagens, trabalhamos com você para que seja desenvolvido um conceito de instalação perfeito para atender as suas necessidades.

Motivos não faltam para usar o sistema IO-Link da Murrelektronik. O protocolo simples e poderoso possui amplo suporte na indústria, isso vai desde a instalação, a operação e até mesmo a manutenção de um sistema de automação. Converse com um de nossos especialistas para entender mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.