O curto-circuito é um dos principais causadores de incêndios em instalações elétricas mal elaboradas ou mal conservadas. Normalmente, erros de dimensionamento e fios desencapados são os maiores provocadores de curtos-circuitos em ambientes industriais. Confira no blog da Murrelektronik como identificar e evitar esse problema na sua indústria!
O que é um curto-circuito?
Um curto-circuito ocorre quando uma grande passagem de corrente elétrica em um circuito que não esteja preparado para receber uma grande quantidade de carga. Um exemplo prático é quando se coloca um fio metálico em uma tomada: o resultado é um curto-circuito que pode tanto gerar faíscas, estrondo e até explosões caso a carga seja de um nível muito alto.
Como identificar um curto-circuito?
Na figura abaixo, as duas resistências estão em paralelo. Sendo assim, a DDP (Diferença de Potencial) em cada resistor é igual à tensão da fonte (V). Já a corrente elétrica é proporcional à resistência em cada resistor. Se as duas resistências forem iguais, então a corrente elétrica será igual nos dois resistores. Mas se diminuirmos o valor da resistência em R1, haverá um aumento na corrente elétrica que passa por ele e também na corrente elétrica fornecida pela fonte.
Considerando agora um caso extremo, em que o valor de R1 é bem próximo da resistência do condutor do circuito, a corrente elétrica que passa pelo resistor é muito elevada, bem como a corrente que entra no circuito. Já a corrente no outro resistor, R2, é praticamente nula. Esse tipo de situação é o que caracteriza um curto-circuito.
Curto-Circuito na Prática
Sabe aquele cheiro de queimado que não sabemos de onde vem? Este é um forte indício de curto-circuito elétrico. Para identificar outros sinais, preste atenção em fios desencapados e com aspectos de velhos.
Uma boa dica é realizar manutenções periódicas de toda a parte elétrica. Técnicos especializados podem identificar com facilidade os pontos sobrecarregados, falhas não perceptíveis, além de toda a fiação desgastada. Evitar o curto-circuito pode significar segurança e tranquilidade para todos os usuários, além do aumento significativo da produtividade da máquina.
É possível calcular a liberação de calor e a potência dissipada?
Com toda a certeza, podemos sim! É bem simples o calculo.
Basicamente com o aumento da corrente elétrica gera uma grande liberação de energia e, consequentemente, um superaquecimento dos condutores.
Primeiro utilizamos a Lei de Ohm para relacionar a corrente (i) com a tensão elétrica (V) e a resistência (R) de um circuito:
i = V/R
Em seguida, calculamos a potência dissipada no resistor, que representa a quantidade de energia que é transformada em calor por efeito Joule, com a expressão:
P = V.i
Substituindo i, temos:
P = V2/R
A partir da equação obtida, podemos concluir que a potência dissipada é inversamente proporcional ao valor da resistência. Assim, quanto menor a resistência, maior é a dissipação de energia elétrica no condutor. Note que, na equação acima, se R tende a zero (R→0), P tende ao infinito (P→∞).
Como evitar um curto circuito?
Utilize fusíveis e disjuntores
Os fusíveis e os disjuntores são bem utilizados na hora de proteger a instalação contra curtos-circuitos. Os disjuntores se destacam por possuir um papel importante na detecção de falhas, funcionando basicamente como interruptores automáticos que evitam curtos-circuitos quando dimensionados corretamente.
Não sobrecarregue um só circuito
Um método simples de evitar um curto-circuito é não sobrecarregar um só circuito, separando as cargas corretamente para garantir uma seletividade para o sistema. Quando a separação dos circuitos não é feita de forma seletiva, deixando altas cargas em um único circuito, o risco de curto-circuito aumenta consideravelmente podendo danificar componentes e até mesmo causar faíscas e incêndio.
Agora que aprendemos o que é um curto-circuito e como evitar. Vamos aprender sobre como se determina a corrente de um curto circuito?
Quer saber mais sobre instalação eficiente de cabos industriais para evitar curto circuito na sua indústria? Acompanhe outros artigos no Blog da Murrelektronik!