instalação de máquinas

Como otimizar o conceito de instalação de máquinas e equipamentos industriais levando a rede para o campo?

Na gestão estratégica da manutenção é imprescindível que o conceito de instalação de máquinas seja otimizado, principalmente, ao trazer a rede para o campo.

Esse aperfeiçoamento traz uma facilidade que beneficia toda a instalação de máquinas e equipamentos industriais.

A razão disso é que ao aumentar a complexidade e a diversidade de ativos físicos dentro de uma organização, as demandas por sistemas de manutenção eficientes e economicamente viáveis só aumentam, o que é um ponto negativo.

Isso porque esses ativos costumam ter alto custo e por isso, precisam ser bem escolhidos, a fim de garantir o retorno esperado para o negócio.

Instalação de máquinas e equipamentos industriais: como otimizar?

É muito importante se preparar adequadamente para realizar a instalação de equipamentos industriais para que não haja dificuldades com novas instalações e nem prejuízos nas operações. 

Confira a seguir, alguns passos que podem te ajudar nessa etapa:

  1. Não inicie nenhuma operação sem o projeto industrial

Ter um projeto te ajudará a saber quais máquinas devem ser adotadas na sua operação. Por isso, é essencial ter um planejamento e identificar os objetivos do seu negócio, como quais são as metas de vendas e o orçamento disponível. 

A partir desses dados, você vai fazer o mapeamento do seu processo industrial. Aqui, vale a pena pesquisar fornecedores, conhecer opções de maquinário e desenvolver o fluxograma da sua operação de instalação de máquinas e equipamentos industriais.

  1. Faça o planejamento de cada processo de instalação de máquinas e equipamentos industriais

Nesse passo, é preciso detalhar como o processo de instalação deve acontecer. Ou seja, definir o local de instalação e as datas para execução de cada uma delas.

Não se esqueça de considerar o fluxo operacional. Afinal, as máquinas precisam estar disponíveis conforme uma lógica de produção. 

A alta performance e boa produtividade dependem desse processo.

  1. Não deixe de verificar os requisitos técnicos

Essa é a etapa em que você precisa definir o local onde a operação irá funcionar e avaliar se ela possui toda a estrutura necessária para receber o maquinário.

Apesar de parecer um detalhe, é importante para que a eficiência operacional aconteça. 

Então, antes de qualquer decisão relacionada aos equipamentos, analise os requisitos técnicos das máquinas que você necessita e a aplicabilidade delas na sua estrutura.

Uma dica para conseguir implementar um projeto eficiente é contar com um engenheiro especializado no segmento industrial.

Outro detalhe importante é estar atento à demanda energética. Comprar o equipamento na voltagem errada pode te trazer prejuízos e dores de cabeça. 

Então, não se esqueça de garantir que o padrão de energia do local suporte toda a carga necessária ao fazer a instalação de máquinas e de equipamentos industriais.

  1. Tenha operadores treinados

Ainda que tudo esteja andando de acordo com o planejado, se a sua equipe não estiver capacitada para operar os novos equipamentos, todo esforço pode ser perdido. 

Na instalação de máquinas e de equipamentos industriais é fundamental que os seus funcionários estejam capacitados, principalmente se esse treinamento vier do fornecedor de seu maquinário.

Afinal, ele vai saber exatamente como o colaborador deve operar. Em seguida, faça o alinhamento de fluxo com a sua equipe.

  1. Não abra mão da segurança

Existem alguns tipos de maquinários industriais que precisam de um pouco mais de cautela ao serem operados, visto que podem causar danos à saúde dos colaboradores.

Por isso, não abra mão de uma equipe de Segurança do Trabalho para que seja responsável por implementar e fiscalizar as ações dentro da indústria.

Não se esqueça que isso deve ser feito tanto no momento de instalação de equipamentos industriais quanto durante o fluxo diário.

Além disso, fazer uso do EPI (Equipamentos de Proteção Individual) precisa ser obrigatório, utilizado da forma correta e monitorado por profissionais responsáveis.

A dica é que sejam colocados comunicados em locais de fácil visualização, reforçando a importância do uso de EPIs e as boas práticas de segurança.

Outro ponto, é a necessidade de cumprir todas as definições feitas pelo Corpo de Bombeiros. Vale lembrar que sem o alvará liberado por ele a operação não tem autorização para funcionar.

  1. Conte com um especialista

Contar com especialistas no assunto faz com que o processo de instalação de máquinas e equipamentos industriais seja executado de forma eficiente e com o máximo de aproveitamento dos seus recursos disponíveis.

Lembre-se que fazer a instalação de equipamentos industriais sem conhecimento e atuação na área pode até custar mais barato inicialmente, mas extremamente caro a longo prazo.

No caso de instalação de máquinas e equipamentos industriais levando a rede para o campo, há soluções como o MVK Fusion, que podem eliminar a alta quantidade de cabos e introduzir o conceito de plug & play, uma vez que dá a possibilidade de trabalhar com cabos prontos e pré-montados, otimizando tempo e recurso.

A Murrelektronik é a sua parceira em automação: do painel elétrico, via interface, até o campo. Nós temos uma ampla e diversificada linha de produtos e podemos oferecer soluções otimizadas, feitas sob medida para suas aplicações em automação industrial.

O nosso sucesso tem sido baseado em produtos inovadores, desenvolvidos em função do mercado e dos clientes, logística efetiva e equipe extremamente comprometida com a qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.