10 maneiras de resolver as paradas no chão de fábrica
Quando se faz necessário realizar paradas no chão de fábrica, quase sempre é em função de algum problema técnico, ociosidade no sistema, setup ou motivos externos.
Também há momentos em que as paradas no chão de fábrica acontecem intencionalmente e acabam sendo programadas, como é o caso de falta de demanda, estoque excedente ou manutenções.
O fato é que, na grande maioria das vezes, essas paradas na produção não ocorrem de maneira intencional, mas sim, por contratempos relacionados ao maquinário, e podem acarretar problemas como:
– Formação de gargalos na produção;
– Falta de estoque;
– Perda de materiais e insumos;
– Baixa produtividade;
– Atraso na entrega dos pedidos, entre outros.
Mas como podemos resolver as paradas no chão de fábrica da melhor maneira possível? Confira nosso artigo completo e descubra como.
10 maneiras de resolver as paradas no chão de fábrica
1- Identifique, priorize e promova melhorias em equipamentos gargalos na sua indústria. Esses são os equipamentos que mais influenciam no desempenho da sua produção. Afinal, se ele produz mais, toda a fábrica produz mais e, se ele ficar parado, toda a fábrica pode ser prejudicada.
2- Defina as causas de parada de máquinas, registre-as, entenda-as e avalie-as minuciosamente. A partir daí, é possível encontrar as melhores soluções a serem implantadas para evitar as paradas no chão de fábrica.
3- Determine um indicador de máquina parada que seja de fácil compreensão e que a equipe consiga monitorar regularmente por meio de um painel de gestão.
4- Dê visibilidade para a máquina parada ou que esteja operando em velocidade reduzida. Dessa forma pode-se resolver o problema mais rapidamente, principalmente quando a parada por falta de operador.
5- Realize manutenções preventivas de acordo com as informações do fabricante e fornecedores. Assim, é possível prever possíveis falhas e gargalos na produção.
6- Capacite sua equipe de operadores e de manutenção periodicamente para que eles consigam identificar e resolver os problemas de maneira mais rápida.
7 – Estude bem os parâmetros de funcionamento de cada máquina, insira-os no planejamento de produção industrial e configure-as corretamente. Não se esqueça de documentar e de padronizar as configurações a fim de reduzir possíveis falhas.
8 – Utilize os equipamentos de maneira adequada e certifique-se de que todos estão dentro do prazo de garantia para evitar gargalos e possíveis problemas com paradas do chão de fábrica.
9 – Mantenha um bom relacionamento com os fabricantes e fornecedores, pois muitos deles oferecem suporte especializado para as máquinas e esses profissionais são altamente capazes de solucionar dúvidas e problemas até mesmo durante os processos industriais.
10 – Por fim, mas não menos importante, automatize e padronize os processos do seu chão de fábrica.
Automação e padronização de processos no chão de fábrica
Por meio da automação e da padronização de processos é possível:
– Garantir um sistema de gestão completo e eficiente para a sua indústria;
– Proporcionar total controle do chão de fábrica
– Monitorar a fábrica em tempo real
– Aplicar melhorias contínuas, sempre visando um desempenho cada vez mais efetivo em termos de produtividade e competitividade.