Componentes IP67

5 Motivos para adotar componentes IP67 na sua máquina

Não é nada novo o uso de componentes de campo com grau de proteção IP67 ou IP68 ao longo de máquinas e equipamentos. Porém, a adoção destes componentes não atingiu todos os lugares e situações em que deveriam estar presentes.

Vamos neste pequeno texto apresentar 5 bons motivos para você e sua empresa adotarem cada vez mais componentes de campo com grau de proteção IP67.

Os 5 motivos para adotar componentes IP67 nas suas instalações

Levando em consideração motivos técnicos, conceituais, operacionais e comerciais na sua máquina, escolhemos 5 motivos clássicos para a adoção de IP67.

Estes motivos já foram parte de outros artigos que escrevemos nos últimos meses, portanto, iremos referenciar estes conteúdos para que tenha acesso a essas outras informações.

Simplificação e Diminuição do Painel Elétrico

Adotar componentes e módulos IP67 para descentralizar a distribuição de sinais da máquina proporciona uma grande redução do tamanho do Painel Elétrico. Essa medida retira uma grande parte dos módulos de I/O Remoto comumente presentes.

Além disso, outra redução importante está na quantidade de fios e cabos que saem do Painel Elétrico em direção à maquina.

Essa solução simplifica consideravelmente a instalação elétrica da máquina, pois, facilita a passagem de cabos no campo e encurta as distâncias de conexão de componentes por centraliza-las em distribuidores de sinais localizados ao longo da instalação.

Aumento da facilidade para Manutenções Elétricas

Se estamos falando de pane elétrica em componentes de campo, a facilitação pelo uso de componentes IP67 em campo se dá pelo aumento da capacidade de diagnóstico que normalmente estes componentes possuem.

Facilitar a identificação de falhas em campo pode reduzir consideravelmente o tempo de manutenção, consequentemente reduzindo o tempo de parada de máquinas em um processo produtivo.

Outra questão se dá pela própria facilidade em trocar um componente conectado com este grau de proteção no campo. Dotados de conectores M8, M12, M23… permitem que a troca do componente em momento de manutenção seja rápida e eficiente, mais uma vez, reduzindo tempos de parada de máquina.

Grande resistência a líquidos presentes na máquina

Intencional ou não, em inúmeras aplicações industriais a presença de líquidos (água, óleos, lubrificantes etc.) é muito comum. Garantir o isolamento das conexões à estes líquidos é sempre um grande desafio.

Conexões IP67 ou IP68 tem a grande função de garantir este isolamento, dentro das condições corretas de conexão e aperto dos conectores.

De qualquer forma, reduzem muito os problemas de degradação das conexões, ocorrências de curtos-circuitos, bem como outros problemas elétricos em máquinas e equipamentos.

Redução do tempo de montagem e afins

Montar, testar, ajustar, desmontar, transportar, montar novamente, conferir, fazer startup… Se você é um fabricante de máquinas ou mesmo cliente final já passou pelo acompanhamento de instalação de um novo equipamento.

Distribuir as conexões dos componentes de campo a partir de distribuidores de sinal IP67, tornando a máquina modular, simplifica todos estes processos, reduzindo o tempo de montagem, deixando sua empresa mais eficiente e produtiva.

Custo benefício muito interessante

Comparando os custos de uma instalação IP20 com uma instalação IP67, incluindo tempos de montagem e outros processos e estimando também redução de manutenção em garantia e afins, chega-se a conclusão que adotar IP67 na instalação de máquina não é mais caro que as aplicações em IP20.

Nossas empresas, e por consequência, nossas máquinas e equipamentos, precisam se tornar mais eficientes e mais produtivas, resultando uma maior lucratividade para nós e para nossos clientes.

Adotar novas tecnologias para a otimização de processos e ganhos de tempo é fundamental para adequar nossas empresa às um novo momento da economia.

Proporcionar esta mudança é mais simples do que imagina

Tenho certeza que você e sua empresa já usaram componentes IP67 em suas instalações. Gostariam de intensificar este uso? Chame nossa Engenharia de Aplicação para ajuda-lo na escolha dos componentes e melhor organização dos distribuidores em campo. Somo especialistas nisso!

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.