Homem no trabalho © fotolia/industrieblick

Trabalho 4.0 – Como os processos industriais afetam o trabalho?

Para nós do Blog de Automação, buscar conteúdos ricos e muitas vezes exclusivos é um dos nossos principais objetivo. Em 2017 começamos uma parceria com a Plattform Industrie 4.0 – Organização Alemã, que dedica-se exclusivamente a Industria 4.0. Nossa parceria com eles é desenvolver uma compreensão geral e consistente sobre Indústria 4.0 aos nossos leitores brasileiros. Esperamos que essa e outras parcerias que virão possam te ajudar no seu dia-a-dia, aumentando seus conhecimentos e experiências.

O homem e a máquina: Novas formas de interação estão criando oportunidades no modo que o trabalho é organizado e estão mudando as demandas sobre os funcionários

Atividade econômica é tornar-se digital. Mas as pessoas permanecerão. As pessoas continuarão a ser o principal motor de inovações e o contínuo desenvolvimento de produtos e serviços. A mudança fundamental ocorrerá na forma como esses produtos e serviços são fabricados e entregues no futuro. No futuro, a comunicação nas fábricas será muitas vezes sem fio e perfeita, permitindo que os funcionários interajam de forma mais eficiente com equipamentos de produção inteligentes. Este desenvolvimento abrirá oportunidades para que o trabalho seja organizado de forma diferente, por exemplo, com locais de trabalho concebidos para serem amigáveis com a saúde e mecanismos de trabalho mais flexíveis e familiares. Ao mesmo tempo, é importante para testar padrões, por exemplo, em educação e treinamento, e para adaptá-los aos novos requisitos.

Exigir ocupações tecnológicas e organizacionais trará trabalhos de volta para a Alemanha

Também é provável que o compartilhamento de tarefas de rotina irá cair. Elas são cada vez mais assumidas por máquinas inteligentes. A convergência das tecnologias de comunicação digital e das máquinas automatizadas aumenta a complexidade tecnológica e organizacional. A fabricação flexível que a Indústria 4.0 possibilita exigirá que os funcionários tenham uma gama muito mais ampla de habilidades em processos a montante e a jusante. Os funcionários especializados terão maior demanda no futuro para tomar decisões que nenhum algoritmo nunca poderia. Ao mesmo tempo, os funcionários devem ser treinados e qualificados para novas funções.

Para a Alemanha como economia industrial, as novas tecnologias que permitem a fabricação descentralizada podem possibilitar a retirada de empregos do exterior. Isso pode incluir locais urbanos, onde profissionais são altamente disponíveis.

Essas mudanças representam novos desafios que devem ser abordados no desenvolvimento de futuros arranjos de trabalho:

  • Os limites entre o trabalho e a vida privada estão ficando menor. O ritmo acelerado do desenvolvimento tecnológico aumenta a pressão sobre os trabalhadores para responder às demandas mais rapidamente e, portanto, estarem constantemente disponíveis.
  • Isso aumentará o estresse mental para os trabalhadores? O que pode ser feito para evitar isso?
  • Software e sensores monitoram processos de produção. Isso suscita preocupações de que os trabalhadores também se tornarão o sujeito dessa supervisão e controle no futuro.
  • Quais soluções oferecem liberdade para os trabalhadores, garantindo a rede necessária de fluxos de informação?
  • Trabalhar em estruturas de projetos geralmente significa ficar preso no emprego de curto prazo que não vem com seguro de segurança social. As disposições legais, por exemplo, para a proteção do trabalho, alcançam seus limites a este respeito.
  • Quais os ajustes que podem ser feitos na lei para dar às empresas a margem de manobra necessária e simultaneamente garante aos trabalhadores emprego justo e segurança social?
  • Novas habilidades são necessárias.

Como os funcionários podem ser treinados em campos atuais e praticamente relevantes?

Como evitar a exclusão de trabalhadores pouco qualificados?

Uma nova cultura de treinamento – as empresas precisam de parceiros fortes

Diversas oportunidades de treinamento e práticas de trabalho que promovem a aprendizagem são decisivas para o sucesso da Indústria 4.0. Para evoluir e adaptar-se continuamente, tanto a educação profissional como a formação acadêmica exigem que haja um diálogo contínuo entre a indústria, a política e a sociedade.

Problemas relacionados ao trabalho e à Plattform Industrie 4.0

A Plattform Industrie 4.0 presta atenção especial a este tópico. Um grupo de trabalho composto por especialistas do campo se concentra no tema do trabalho, treinamento e educação para encontrar respostas aos desafios descritos e testar soluções. Mais informações sobre o grupo de trabalho está disponível aqui.

Nós do Blog de Automação, sempre procuramos conteúdos e parcerias que agreguem valores aos nosso leitores. Esse texto foi traduzido com Autorização do Site Plattform Industrie 4.0, para ver essa matéria original clique aqui.

Quer aprender mais sobre os produtos e soluções da Murrelektronik? Assine nossa newsletter.

Neste blog você encontra diversos assuntos relacionados ao mundo da Automação Industrial, caso você tenha alguma sugestão de conteúdo click no link abaixo e nos envie!

Botão Sugestões

Se o botão não funcionar, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.