Rede Cube67

Conheça todos os benefícios da Rede Cube67

Neste post nós já desbravamos a Rede Cube. Falamos sobre como funciona o Sistema Cube, o meio físico, os protocolos de comunicação, algumas aplicações, cases de sucesso etc. Agora vamos dar mais um passo e falar sobre os Benefícios da Rede Cube 67. 

Topologia da Rede Cube 67

Principais características

  • Dentre as principais características e benefícios da Rede Cube 67 podemos citar a robustez dos módulos que tem grau de proteção IP67, isto significa que os módulos são totalmente vedados e encapsulados o que permitem serem aplicados diretamente no campo, o mais próximo possível dos sensores e atuadores, ou seja, esta é uma grande vantagem para a redução de fiação na aplicação, pois quando os cartões são utilizados dentro do painel o caminho que os cabos percorrem dos pontos de sensores e atuadores do campo até o painel elétrico costuma ser longo. Temos que levar em consideração também que as canaletas terão muitos cabos então serão canaletas grandes que ocupam muito espaço. Caso a opção escolhida seja passar os cabos por caixas de passagem daí o trabalho se torna ainda mais complicado devido ao aumento do número de conexões por bornes e mesmo considerando que a partir da caixa de passagem até o painel elétrico utilize somente um cabo multivias, quando este cabo chega dentro do painel daí a quantidade de fios assusta, a mão de obra é demorada e abre possibilidade para possíveis erros na hora da montagem. E pense no que acontece se este cabo multivias por algum motivo se danifique. Imagina no trabalho que daria para fazer a substituição desse cabo e todas as suas vias e identificações.

Módulos IP67 com conexão M12

  • Menor espaço exigido dentro do painel elétrico e diminuição de componentes. Estes também são grandes benefícios da Rede Cube 67. Todos os módulos contam com proteção contra curto circuito e sobrecarga, com isso componentes adicionais instalados dentro do painel para fazer proteções são dispensados. Geralmente os cartões de IO com grau de proteção IP20 costumam precisar de bastante espaço para serem instalados, sem contar que se um dia a máquina / sistema precisar de alguma expansão e por consequência precisar de mais cartões, você terá que deixar espaço suficiente para mais módulos e nem sempre é tão fácil reservar espeço extra para expansões futuras. A ligação dos cabos é bem mais simplificada na Rede Cube 67, enquanto no conceito IP20 os fios percorrem longas distâncias entre canaletas e conexões em componentes, na rede Cube 67 é necessário apenas 2 cabos que sairão do controlador (cabo de rede) e outro da fonte (cabo de alimentação) e nada mais. Estes cabos serão conectados ao nó de Rede  (mestre de Rede) que está instalado no campo. A utilização de um cabo híbrido para a interligação dos módulos de expansão também é uma vantagem. Neste cabo híbrido é feita a conexão da alimentação e da comunicação, por se tratar de um cabo pré-montado não é necessário nenhum tempo adicional na montagem dos conectores e sua área de atuação é bem abrangente por se tratar de um cabo adequado para aplicações com movimentação, como esteiras porta cabos, e e também para aplicações com torção de +-180°, como robôs. 
Comparativo da instalação entre os conceitos IP20 e IP67

Comparativo da instalação entre os conceitos IP20 e IP67

  • Diagnóstico integrado. Parada de máquina sempre causa calafrios quando acontece. Momentos improdutivos dependendo do grau de importância da máquina no processo pode causar prejuízos enormes para uma empresa, portanto nem o fabricante da máquina, nem o usuário quer se deparar com momentos críticos como este. Mas sabemos que as paradas de máquinas por problemas diversos acontecem, então o importante é encontrar a falha o mais rápido possível quando ela acontecer para que a produtividade da máquina não seja afetado gravemente. Por isso a confiabilidade dos equipamentos instalados na máquina devem ser um fator muito importante na hora de decidir o que utilizar. Os módulos da Rede Cube 67 ajudam na redução do tempo de parada de máquina, aumentando a disponibilidade e a produtividade, isto porque todos os módulos do sistema Cube 67 contam com recursos avançados de diagnóstico. De forma simplificada e amigável as falhas são encontradas em tempo reduzido seja via LED ou via controlador. Todas as mensagens de status podem ser rapidamente visualizadas aumentando a eficácia do serviço de manutenção, seja corretivo, preventivo ou até mesmo preditivo. A lista de diagnósticos que os módulos da Rede Cube 67 proporciona é grande, podemos citar status da alimentação do nó de rede, assim como de suas ramificações, status da comunicação de rede com o PLC, falhas de configuração, curto circuito e sobrecarga por ponto específico de IO, quebra de fio etc. Resumindo, os módulos da Rede Cube 67 fornecem uma gama completa de informações de status e disgnósticos de acordo com as especificações da rede utilizada. As mensagens enviadas ao PLC são compatíveis com o software existente fornecidos pelo fabricante do controlador. Para muitos Clientes que ainda não desfrutam das funcionalidades totais de diagnósticos que os módulos da Rede Cube 67 disponibiliza por causa de H.H ou por falta de know how, a implementação destes diagnósticos geralmente é mais fácil do que o imaginado e a Murrelektronik conta com tutoriais e auxílio de uma equipe técnica especializada para o auxílio da implementação deste recurso

Detecção de quebra de fio

Neste post eu selecionei 3 benefícios da Rede Cube 67 que considero importantíssimos e que resultam em ganhos no tempo de instalação, menos espaço necessário no painel elétrico e aumento da disponibilidade da máquina com serviços mais rápidos e fáceis graças a completa lista de disgnósticos possíveis. Poderia citar outros diversos benefícios, mas estes serão temas dos próximos posts. Espero que tenham conhecido um pouco mais da Rede Cube 67!

E se ainda sobrou alguma duvida… Entre em contato com nossa engenharia de aplicação, estamos a disposição para esclarecermos esse e outros assuntos relacionados a Automação Industrial.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Quer aprender mais sobre os produtos e soluções da Murrelektronik? Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.