Causa Raiz — Como Descobri-la?

Causa Raiz — Como Descobri-la?

Por sua complexidade geral, a produção no chão de fábrica pode passar por diversos problemas. Independentemente do setor da indústria ou de serem atrelados a máquinas ou processos, é certo afirmar que cada um possui uma causa raiz a ser descoberta.

Entender e perceber a causa inicial de um problema é extremamente necessário para compreender sua posterior solução e, então, praticá-la. Leia mais sobre isso no artigo a seguir!

Como descobrir a causa raiz de um problema?

A causa raiz de problemas é algo muito discutido quando o assunto é o controle de processos industriais. Sendo assim, muitas maneiras de encontrá-la foram criadas e difundidas ao longo do tempo, cada uma com suas particularidades e aplicações mais efetivas.

Apesar de eficientes, as ferramentas para descobrir as causas dos problemas não tornam isso exatamente fácil, mas geram uma linha de pensamento que pode ser essencial para a solução, ainda que tardia, de um defeito ou equívoco no fluxo de produção.

Veja alguns exemplos:

Os cinco porquês

Criada por volta de 1930 pelo “pai da revolução industrial” Sakichi Toyoda, a técnica dos cinco porquês foi fundamental para a descoberta da causa raiz de muitos problemas na época do auge do Sistema Toyota de produção.

Trata-se de convocar uma reunião com os principais membros do conselho ou gestão e, ao apresentar o problema, começar a se perguntar a respeito dele. Acredita-se que cinco perguntas serão necessárias para chegar à causa, mas às vezes é preciso estender um pouco mais.

Imagine, em uma situação simples, que seu problema envolve a falha no encaixe de tampas de um devido produto:

por que as tampas não encaixam? R: Ela não rosqueia até a base;
por que ela não rosqueia até a base? R: Parece que algo a impede de rodar após algumas voltas.
por que algo a impede de rodar? R: Aparentemente a rosca termina;
por que a rosca termina antes do tamanho da tampa? R: Ela parece ser menor do que a tampa.
por que a rosca é menor do que a tampa? Resposta final (causa raiz): A tampa foi comprada do tamanho errado.

Diagrama de Ishikawa

Também conhecido como espinha de peixe, o diagrama de Ishikawa (causa e efeito) é uma das principais maneiras de se chegar à causa raiz de um problema. Ele é uma ferramenta da qualidade que, por meio de um panorama gráfico, permite entender as nuances de um problema por sua setorização.

Ideal para problemas mais abrangentes, é necessário dividir o desenho em seis “M”s:

  • método;
  • máquina;
  • meio-ambiente;
  • mão-de-obra;
  • medida;
  • matéria-prima.

Diante disso, para cada M se coloca uma possível causa, que deverá ser considerada efeito para outra possível causa e assim sucessivamente, até que se atinja a causa raiz em alguma das categorias.

Gostou de saber mais sobre como descobrir a causa raiz de seus problemas? Mais artigos como esse você encontra no blog da Murrelektronik!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.